Além das disputas naturais pelos títulos da temporada, a sexta etapa do Campeonato Goiano de Kart, que será realizada no próximo domingo (5/10), a partir das 11 horas, no Kartódromo Ricardo Santos, em Goiânia, terá um ingrediente extra. Acontece que será a última prova antes da Copa Brasil da modalidade, marcada para o período entre 14 a 18 de outubro, em Palmas, no Tocantins; e, desta forma, a derradeira oportunidade para os pilotos que forem para a competição nacional verificarem como rendendo em condições de corrida.
Pelos menos três pilotos goianos estão se preparando para irem à Copa Brasil deste ano. São eles Elon Cesário (Vizzion Jeans), da categoria Sênior; Alex Vitor (Friboi/Sold’Arco); e Ricardo Riemma (Minuano), estes dois últimos da classe Júnior Maior. Para os três, a prova terá a função de um treino puxado. Mas não será apenas isso. Alex Vitor e Ricardo Riemma, por exemplo, são os dois principais candidatos ao título goiano de 2003 na Júnior Maior.
Atualmente os dois ocupam as duas primeiras colocações na classificação da categoria, com Vitor na liderança e Riemma em segundo. A diferença é de apenas três pontos – 45 de Alex contra 42 de Ricardo – e eles certamente irão travar um novo duelo no próximo domingo. “Espero ter mais sorte que na etapa passada, quando tive que abandonar com o kart quebrado”, analisa Alex Vitor. Já o rival pretende exatamente repetir a dose da corrida anterior, vencida por ele.
Elon Cesário também está se preparando para ir a Palmas. Mas igualmente tem motivos bem fortes para não encarar a sexta etapa do Goiano apenas como um treino de luxo. Segundo colocado na Sênior, ele quer a vitória nesta prova para diminuir a diferença para o líder da categoria, Veberley Del Rey (Oxel/Arara Racing), que no momento é de 17 pontos. Veberley tem 48, contra 31 de Cesário. Contudo, como o regulamento obriga ao descarte de dois resultados, a diferença entre ambos fica em apenas nove pontos.
Assim, as coisas ficam bastante equilibradas, principalmente se for considerado o fato de que, contando com a corrida deste domingo, o calendário prevê a realização de mais cinco etapas – a última será uma rodada dupla. Com isso, a missão de Cesário passa a ser perfeitamente executável. Mas, para tanto, ele precisa somar o maior número de pontos possível em cada uma delas. A programação oficial da sexta etapa será aberta no sábado (4/10), com treinos livres. No domingo serão realizadas as tomadas de tempo e as provas. A entrada é franca.