Aos sete anos de idade, o piloto campineiro Luis Henrique Kachan já coleciona alguns títulos, várias vitórias, muitos pódios e um futuro promissor. Com apenas três anos e três meses de idade, Lu Kachan, como é conhecido no kartismo brasileiro, deu suas primeiras voltas de kart. Começava ali a carreira do piloto mais jovem do País a pilotar um monoposto, iniciada em 2000, mas que apenas no ano seguinte pode ingressar na pista para competir em uma prova oficial, no Campeonato Regional de Itu, cidade do interior paulista.
A estréia pra valer aconteceu então em 2001, na pista do Kartódromo da Schincariol, na cidade de Itu. Lá, o piloto experimentou e gostou da ‘profissão’, iniciada precocemente aos três anos de idade. Começou bem, e não se esquece da primeira vitória: Kachan vibra até hoje quando lembra da bandeira quadriculada agitada ao cruzar a linha de chegada.
“Foi no dia 11 de março de 2001, na primeira etapa do Campeonato Baby de Kart”, lembra o piloto campineiro. A categoria Baby foi organizada para crianças que ainda não podem competir na categoria Cadete, oficialmente a primeira do kartismo brasileiro, reconhecida pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). O acesso à Cadete é para pilotos com mais de oito anos de idade. Em 2001, Lu Kachan foi Vice-Campeão do Grande Campeonato Schincariol de Kart, na Baby, em Itu (SP), já com quatro anos.
Em 2002, aos cinco anos de idade, Lu Kachan conquistaria seus dois primeiros títulos no kart, na Categoria Baby: um, no Grande Campeonato Schincariol de Kart, com 8 vitórias em 10 corridas realizadas; outro, no Campeonato Paulista das Ligas de Kart (LIA), ambos disputados no Kartódromo de Itu. No mesmo ano, foi Vice-Campeão Brasileiro das Ligas de Kart (LIA), título que ficou para trás quando um pneu furado na última bateria impediu que Kachan chegasse pelo menos em segundo lugar, resultado que o consagraria campeão.
Para a temporada de 2003, graças ao regulamento de alguns campeonatos do interior paulista, Lu Kachan pôde ingressar na Cadete. Em janeiro deste ano o piloto já dava sinais de que a bem sucedida carreira de piloto de kart continuaria em alta. Começando o ano com o pé direito, a estréia do piloto na Cadete não poderia ter sido melhor com a conquista do Vice-Campeonato no Torneio de Verão, realizado no Kartódromo Arena Schincariol, em Itu (SP).
Depois do vice-título no Torneio de Verão, a expectativa era a estréia nos dois principais campeonatos realizados no interior paulista, já pela categoria Cadete. Kachan partiu então para o Regional de Kart de Piracicaba (EPCA) e para o Serrano de Kart de Atibaia (Race Kart).
O interior de São Paulo também é celeiro de talentos para o automobilismo e exemplo de sucessos para todo o País, assim como a sua economia. Os campeonatos do interior paulista têm revelado talentos, contam com pilotos experientes, são extremamente competitivos, com custos mais baixos e dispõem de boa organização. No início de 2003 foi criado o C.D.I. FASP (Competições do Interior / Federação Paulista de Automobilismo), que congrega organizações do automobilismo no interior paulista, cujos campeonatos são supervisionados pela própria FASP e pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).
Campeonatos
A temporada de 2003 promete ser tão inesquecível para Luis Henrique Kachan como foram as duas primeiras, na categoria Baby. No IV Campeonato Regional de Kart de Piracicaba, Lu Kachan ocupa, até o momento, a vice-liderança, com 51 pontos, atrás apenas do experiente Guilherme Sallas, que tem 61 pontos. Como ainda restam mais três etapas, estão em jogo mais 45 pontos (15 pontos para o vencedor) e nada definido em relação ao título.
Em Atibaia, no Serrano de Kart, Lu Kachan é o terceiro colocado, com 22 pontos. Bruno Testa lidera, com 47 pontos, e Guilherme Sallas é o segundo, com 37 pontos. Foi no Campeonato Serrano que Kachan conquistou sua primeira vitória na temporada de 2003 e também a primeira na categoria Cadete.
Este ano, Lu Kachan conta com o apoio de algumas empresas fabricantes de equipamentos para kart, entre elas a fábrica de chassis Birel. O incentivo maior na carreira de Kachan ainda é o “paitrocínio”. No entanto, estão sendo negociados novos patrocinadores, que poderão ser anunciados ainda nesta temporada.
“Cada vez mais, nosso objetivo é dar o melhor suporte técnico à equipe e ao Lu Kachan, visando ter todas as condições para conquistar títulos e crescer neste esporte que ele mesmo escolheu”, revela Carlos Kachan, pai do precoce campeão de kart. “Por isto, esperamos dar um grande passo o mais breve possível, em busca de um novo patrocinador”, conclui Carlos.
Acesse o site do piloto: www.lukachan.com.br
PERFIL: LUIS HENRIQUE KACHAN
NATURALIDADE: CAMPINEIRO
IDADE: 7 ANOS
INÍCIO DA CARREIRA: 3 ANOS E 3 MESES
PRIMEIRA VITÓRIA:
11 DE MARÇO DE 2001 (1ª prova da carreira)
GC Schincariol de Kart – ITU (SP)
CATEGORIA BABY
CURRÍCULO DESPORTIVO:
2001
VICE-CAMPEÃO DO GC SCHINCARIOL DE KART – CATEGORIA BABY
2002
CAMPEÃO DO GC SCHINCARIOL DE KART – CATEGORIA BABY
CAMPEÃO PAULISTA DAS LIGAS DE KART – CATEGORIA BABY
VICE-CAMPEÃO BRASILEIRO DAS LIGAS DE KART – CATEGORIA BABY
2003
VICE-CAMPEÃO TORNEIO DE VERÃO – CATEGORIA CADETE