Depois de alguns meses parado, o kartismo curitibano voltou a agitar o Kartódromo Raceland Internacional com a primeira etapa do campeonato Monomarcas PCR. Para os pilotos, a criação de um campeonato como este, serviu para trazer de volta a competitividade para as pistas de Curitiba.
Com um grid contendo dezessete pilotos, que já confirmaram sua presença nas outras quatro etapas que ainda restam, a categoria foi elogiada por todos os participantes que deram um show de pilotagem na primeira etapa, realizada no dia 23 de agosto. A presença de campeões Brasileiros, Sul-brasileiros e da Copa do Brasil, fizeram com que a Monomarcas PCR tivesse um nível acima do esperado.
No final da primeira etapa os pilotos estavam satisfeitos com a nova categoria. Para o piloto Manoel Queiroz, a Monomarcas PCR têm tudo para dar certo. Segundo ele, algumas mudanças precisam ser feitas. Mas no geral a categoria é um sucesso. “A iniciativa do Neto em movimentar o kartismo de Curitiba foi excelente. Com a Monomarcas, os principais pilotos de Curitiba estão reunidos para competirem entre si numa única categoria. Isso faz com que cada prova seja um desafio. Com certeza o campeão será definido somente na última etapa”, comentou Manoel, que não teve sorte na estréia da categoria.
Para o piloto Alessandro Xavier, a preocupação era constante até a largada, já que os motores são fornecidos pela loja Kartmania. Após as duas baterias, ele ficou satisfeito e animado com a Monomarcas. “A categoria e o alto nível de competitividade acabou me surpreendendo. Não imaginava que seria tão legal. Acredito que a cada etapa as coisa vão melhorar ainda mais”, exclamou ele.
Outro piloto que não poupou elogios foi Mateus Ricci. Conquistando o quinto lugar na primeira etapa, Mateus se sentiu muito confortável em competir no meio de tantas feras. “A categoria têm muitos pilotos bons e com experiência o que torna muito difícil e ao mesmo tempo gostoso competir. Vai ter bastante gente brigando pelo título até a última etapa”, afirmou Mateus.
Junto com a Monomarcas PCR aconteceram provas das categoria Five Speed e da 13 HP. Para João Luiz Neto, idealizador da categoria, isso faz com que o kartismo curitibano tome um novo rumo e volte a ser a potência que era antigamente. “Com a Monomarcas, Five Speed e a 13 HP competindo num mesmo dia, nós fazemos com que o evento tenha um bom número de competidores participando de um mesmo evento. Isso reduz os custos e incentiva o kartismo de Curitiba”, disse Neto, que procurou fazer uma categoria onde os novos e velhos pilotos voltassem a competir com baixo custo, porém com um alto nível.
A próxima etapa do Monomarcas PCR, Five Speed e 13 HP será no dia 20 de setembro no Kartódromo Raceland Internacional.
O campeonato conta com a organização da Kartmania e TRD Motorsports. A promoção fica por conta do Kart Clube Curitibano e Raceland Internacional e tem a supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo, além do apoio da Paraná Esportes.