Após muito tempo de ausência, o ‘circo’ do kart estadual voltou a se instalar no Kartódromo Ricardo Santos, em Goiânia. E teve espetáculo. Como que revelando que estavam com saudades do circuito, os pilotos aceleraram firme e agradaram ao bom público que assistiu a quinta etapa do Campeonato Goiano da modalidade, disputada neste domingo (31/8). Os vencedores foram Hélio Brandão, na Sprint; Felipe Guimarães, na Júnior Maior; Gabriel Navarrete, na Júnior Menor; Elon Cesário, na Sênior; Cleiton Cesário, na Máster; e Helvis Paulino, na RD 135.
Foi o primeiro evento organizado pela comissão de pilotos e chefes de equipes criada para promover as etapas do Goiano de Kart e a impressão geral junto ao público e competidores foi a melhor possível. A começar pelo rigor verificado na observação dos horários. O evento foi concluído por volta das 13 horas, quase uma hora antes do horário limite estabelecido pelos organizadores para o fim da programação. Isso sem falar nos inúmeros e bons duelos verificados nas quatro baterias do programa.
A primeira delas foi para as categorias Júnior Maior e Menor, que correm juntas. A prova foi dominada pelo brasiliense Felipe Guimarães (FW Automóveis), que venceu de ponta a ponta na classificação geral e na Júnior Maior. Guimarães, que foi campeão brasileiro em 2002, não teve adversários, abrindo boa vantagem sobre Alex Vitor (Sold’Arco), segundo na geral e na Júnior Maior. Com isso, a principal ‘briga’ da bateria ficou entre Gabriel Navarrete (Teuto), da Júnior Menor; e Ricardo Riemma (Minuano), da Júnior Maior.
O jovem Gabriel, que saiu da quarta colocação no grid, pressionou Riemma, o terceiro, praticamente durante toda a corrida. A tática surtiu efeito e sob pressão Riemma acabou rodando e abrindo espaço para Navarrete, que ficou em terceiro na geral e venceu na Júnior Menor. O segundo colocado na categoria Júnior Menor foi Bruno Neves (Vegas Vídeo Bingo), que ficou em quinto na classificação geral, atrás de Gabriel Corrêa (Fórmula Kart), piloto da Júnior Maior, que terminou no quarto lugar na classificação geral. Riemma foi o sexto.
A segunda bateria da programação foi a mais disputada do dia. Reunindo as classes Sênior e Máster, o grupamento contou com nada menos que 15 karts no grid. E o que não faltou foram duelos, batidas e escapadas de pista. Em suma, não faltaram emoções. Elon Cesário (Vizzion Jeans) foi o vencedor na classificação geral e na Sênior, com Cleiton Cesário (Vizzion Jeans/Alliance) ficando em segundo na geral e em primeiro na Máster. A segunda posição da categoria Máster ficou com Galdino Queiroz (Canabrava Transportes), terceiro na geral; enquanto Kleber Justino (Copo de Leite/Pick-Up Center) foi o segundo na Sênior e quarto no geral.
O grupo Sprint, que reúne os pilotos Graduados, apresentou uma vitória de ponta a ponta de Hélio Brandão (EBEG Engenharia/Agel/WTC Sinaliza/F1Mania.net), com Cayriton Martins (Terra Editora/Anima Filme), em segundo; Armando César Filho (Francar/Massageol), em terceiro; e Rodolfo Santos (Francar), na quarta colocação. Brandão, que retornou à pista após ficar ausente da etapa passada, teve uma corrida tranqüila, principalmente depois que Cayriton e Armandinho, seus principais rivais, se enroscaram ainda na primeira curva, sendo obrigados a fazer uma prova de recuperação. A última bateria foi para a RD 135. Helvis Paulino (TAM/Massageol/Sete/Néctar/Francar) venceu, com Maurício Júnior chegando na segunda colocação.