Massa corre com amigos no Desafio das Estrelas

Assim como os jogadores de futebol profissional não dispensam uma “pelada” com os amigos durante as férias de fim de ano, os pilotos vêm mostrando a cada temporada que não sabem viver muito tempo fora das pistas. Neste domingo, em Bauru, Felipe Massa recebe 22 colegas no Desafio das Estrelas, corrida em duas baterias que será realizada no Kartódromo Toca da Coruja. Há duas semanas, cerca de 300 participaram das 500 Milhas Siemens Granja Viana. Um pouco antes, Juan Pablo Montoya havia organizado a sua prova na Colômbia.

Massa, aliás, é um dos poucos corredores que ainda está em plena atividade em 2005. Na próxima semana, voltará a testar o motor V8 da Ferrari durante quatro dias em Jerez de la Frontera, na Espanha, dois deles ao lado do heptacampeão Michael Schumacher. Idealizador do evento, que espera transformar-se em atração anual e logo na primeira edição ganhou a adesão da TV Globo, Massa reconhece que a velocidade é quase uma dependência. “Piloto não gosta de ficar parado. Quando não tem corrida, quase todos correm para o kart”, lembra.

Bauru foi escolhida para sediar o Desafio das Estrelas não apenas por contar com excelente kartódromo, de propriedade de Aírton Daré, que chegou a vencer uma prova da Indy Racing League em 2002, mas também por motivo estratégico. “Decidimos levar a prova para fora das maiores cidades porque existe uma demanda por grandes eventos no Interior”, explica Massa, que conseguiu reunir nomes importantes, como Antonio Pizzonia, Enrique Bernoldi, Alexandre Barros, Luciano Burti, Giuliano Losacco, Xandinho Negrão e outros. O grid de 24 pilotos sofreu uma baixa de última hora quando Tony Kanaan mandou avisar que não conseguiria chegar a tempo de Miami, onde treinou nesta sexta-feira pela equipe Andretti-Green na IRL.

Massa procurou garantir o máximo de equilíbrio entre os competidores. Os karts da categoria Biland e seus motores de 28 cavalos de potência foram todos acertados pelo piloto Rafael Suzuki e sorteados entre os participantes. Depois, ganharam exatamente o mesmo peso – 185 quilos -, de forma que a paridade de rendimento seja mantida. A providência era mesmo necessária. Afinal, a prova junta Felipe Massa e seus declarados 1m64 e 67 quilos e o gigante Thiago Camilo, da Stock Car, com 1m89 e 97 kg.

A primeira bateria começará às 11 horas, terá duração de 30 minutos e será transmitida ao vivo pela TV Globo. A segunda, com largada às 14h30 e mesma distância, vai ao ar pelo SporTV com uma novidade introduzida pela Fórmula GP2 em seu ano de estréia. A posição invertida no grid dos oito primeiros da primeira corrida. O vencedor sairá em 8º, o segundo em 7º e assim sucessivamente. Xandinho Negrão, que corre na categoria e conhece bem o sistema, diz que ele deu certo. “As corridas ficam mais disputas e emocionantes. Tanto que os organizadores da Fórmula GP2 vão manter o formato em 2006.”



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.