Faria Jr. quer vaga como presente de aniversário

O piloto mineiro Clemente Faria Jr. (Oi/Barbosa Mello/Minasmáquinas) vai correr a sétima etapa do Campeonato Paulista de Kart, neste sábado (16/08), com o objetivo de conquistar a sua primeira vitória na competição e garantir uma vaga entre os finalistas da Seletiva Petrobras de Kart, que vai dar ao vencedor um prêmio de R$ 65 mil, no final do ano. “A vitória seria um ótimo presente de aniversário pra mim. Eu completo 16 anos no domingo”, diz o piloto da categoria Graduados A, a mais importante e equilibrada do campeonato.

Este ano, Clemente Faria Jr. ainda não conseguiu vencer no Campeonato Paulista, um fato que destoa de uma temporada onde o mineiro conquistou a pole position do Pan-Americano de Kart, em maio, e o bicampeonato brasileiro, no mês de julho. “O Paulista é um campeonato longo, você leva mais tempo para conseguir um bom acerto do kart”, justifica Clemente. “Além disso, faltou um pouco de sorte também no primeiro semestre”, acrescenta o bicampeão brasileiro.

A abertura do segundo semestre do torneio regional mais importante do país pode marcar uma nova fase para Clemente na competição. “Estamos mais competitivos agora”, garante. “Nossos motores melhoraram bastante. Conseguir a vaga na Seletiva vai ser difícil porque tá todo mundo de olho nisso, mas estou confiante”, assegura.

O retrospecto recente justifica a confiança do piloto de Belo Horizonte. Em Itumbiara (GO), no início do mês de julho, Clemente conquistou o bicampeonato brasileiro, ao vencer no torneio na categoria Sudam C, que corre com as especificações da CIK (Comissão Internacional de Kart). Já na segunda fase do brasileiro, duas semanas mais tarde, em Florianópolis (SC), Clemente foi novamente um protagonista na luta pelo título, agora na Graduados A, terminando o torneio na terceira posição.

Em tempos onde os pilotos começam cada vez mais cedo no automobilismo, Clemente Faria Jr. não pretende deixar o kart de imediato só porque irá completar 16 anos – idade mínima para competir com fórmulas no Brasil. “Ainda tenho muito a aprender no kart. Fico no mínimo mais uma temporada completa”, afirma o piloto mineiro, que ainda este ano pode fazer sua estréia internacional no kartismo, disputando o Mundial de Kart, em outubro, na Itália. “Já conversamos com várias equipes. Agora é uma questão de fechar patrocínio”, revela Faria Jr.

As tomadas de tempos em Interlagos estão previstas para começarem por volta das 8h30. Já as baterias têm início previsto para o meio-dia.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.