A piloto catarinense Juliana Petruschky (MG Pneus/Roma Escapamento/Roma Eventos/Techspeed), 14 anos, disputa esta semana o 38o Campeonato Brasileiro de Kart, no Kartódromo Internacional dos Ingleses, em Florianópolis, pela Graduados “A”, principal categoria da competição.
Mesmo sendo a única garota inscrita, até o momento, para as provas da maior competição de kart do país, Juliana tem demonstrado que na pista o sexo não faz diferença. Há 8 anos nas pistas a menina já conquistou títulos como o de campeã do Camp. Sul-brasileiro de Kart em 2001, pela categoria Júnior, e o bi-campeã pelo Catarinense no ano passado.
Estreando este ano na Graduados “A”, Juliana foi vice no sul-americano e pretende repetir o bom desempenho no Brasileiro. “Testamos todos os equipamentos na 6a feira em Curitiba, inclusive os três motores para amaciÁ-los, e ficamos muito contentes com o resultado”, exclamou.
Após treinar no último dia de pista aberta em Florianópolis, 30/6, Juliana aproveitou as férias escolares para passar uma semana na gélida cidade de Bariloche, Argentina, esquiando e se preparando para a competição mais importante do ano. “Espero que as coisas andem bem assim como nos treinos, pois estou correndo no meu estado e os teste me deixaram bastante otimista”, disse Juliana, que conquistou a primeira pole da carreira na pista da capital catarinense.
O campeonato começa nesta 3a feira, 22, com os treinos livres oficiais a partir das 8h. Na 5a acontece a tomada de tempo para definir o grid de largada. Como o número de karts permitido pelo regulamento para a formação do grid é de no máximo 34, os 20 primeiros garantem a classificação para as baterias, os excedentes disputarão as 14 vagas restantes numa prova de repescagem, que será realizada no meio da tarde.
Ao todo serão quatro baterias, sendo as duas primeiras na 6a feira, 25, e as outras no sábado, 26, quando ocorre a premiação, prevista para 17h30.