500 Milhas da Granja Viana: Gil comemora aniversário

Afastado do automobilismo desde outubro de 2003, quando pendurou o capacete depois de vencer a etapa do Texas da Indy Racing League, Gil de Ferran voltou à pista pela primeira vez nesta quinta-feira. No dia em que completava 37 anos, o bicampeão da Fórmula CART interrompeu a aposentadoria para se juntar a Hélio Castroneves, Osvaldo Negri Jr. e Ruben Carrapatoso num dos – pelo menos em matéria de currículo – mais fortes times das 500 Milhas da Granja Viana. “Esta será a primeira vez na minha vida em que vou entrar numa corrida única e exclusivamente para me divertir. Estou adorando estar aqui, rodeado de amigos”, afirmou Gil, lamentando apenas a ausência do escocês David Coulthard, de quem foi companheiro de equipe na Fórmula 3000. Coulthard cancelou a participação no evento para continuar na Europa perseguindo uma vaga na Fórmula 1 em 2005.

Sem esconder os fios de cabelo branco que não param de avançar sobre a cabeça, Gil não estará apenas estreando no maior importante evento do kartismo brasileiro. Vai encerrar um jejum de 20 anos distante do kart. “Minha última corrida foi em 1984. Foi no circuito do Taquaral, em Campinas. Me lembro de ter perdido os freios e saído reto, indo parar num campinho de futebol do lado do circuito”, recordou, bem-humorado.

Gil diz que aceitou o convite para participar da prova “por pressão dos amigos”. De acordo com o regulamento, o conjunto kart-piloto deve ter peso mínimo de 190 quilos. Com grande estrutura física, Gil está oito quilos acima do limite. “Já tenho uma boa desculpa se eu for mais lento”, brincou. Segundo ele, sua ambição na prova é o descompromisso. “Escolhi meus companheiros de equipe a dedo. Eles são de gerações diferentes, mas todos campeões. Quando me informaram que o Carrapatoso entraria na equipe e que vencera o Mundial de kart, aprovei na hora: já está aceito. Como são todos muito bons, eles é que vão ter a responsabilidade de fazer o resultado. Eu só quero me divertir”, garantiu, provocando Negri Jr. “Diversão? Quero ver se ele vai falar a mesma coisa depois de duas horas de prova…”, devolveu o parceiro.

A festa de aniversário em família terá de esperar até domingo, quando a mulher Ângela, uma inglesa que conheceu em seu início de carreira na Inglaterra, e os filhos Anna, de 9, e Luc, de 7, chegarão dos Estados Unidos e seguirão diretamente para o kartódromo. Também neste caso a carreira está encerrada. “Dois filhos estão de bom tamanho”.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.