A introdução de novo sistema de formação do grid está provocando uma verdadeira corrida em busca do melhor acerto de classificação durante os treinos desta semana para as 500 Milhas da Granja Viana. A partir deste ano, os cinco mais rápidos de cada um dos dois grupos de 37 pilotos entrarão na pista na sexta-feira para uma única volta lançada que definirá o pole da oitava edição da prova. “Estamos até simulando a classificação no mesmo horário, por volta do meio dia, para verificar o comportamento do kart nas condições mais próximas possíveis”, explicou Felipe Massa, que tem Luciano Burti e Xandinho Negrão como companheiros de equipe na Felipe Massa Racing.
Massa disse que ficou surpreso com as diferentes reações do kart e dos pneus, dependendo do horário dos ensaios. “Eu não achava que fizesse tanta diferença, mas está parecendo a Fórmula 1. Por isso é que está sendo importante acertar o kart no horário do treino classificatório”, comentou. De acordo com a programação, os 10 melhores disputarão o “Top Qualifying” às 12h40. Sem vácuo, já que cada piloto entrará sozinho na pista, o formato premiará aquele que realmente acelerar mais.
O piloto da Sauber é um dos pilotos que mais têm comparecido à Granja Viana nestes dias que antecedem à corrida de longa duração, que começará às 24 horas de sábado e deverá ser encerrada por volta das 10h30 do domingo. Massa admitiu que o caráter de confraternização do evento está sendo contaminado pela disposição de todos de brigar pela vitória. “As 500 Milhas podem ser uma grande brincadeira, onde todo mundo se diverte. Mas é também algo sério, porque ninguém quer perder”, lembrou.
Massa, segundo a avaliação generalizada, tem sido um dos mais rápidos dos treinos. Ele prefere não confirmar que detém a volta mais rápida desta semana, mas reconhece que a equipe tem trabalhado “direito” e colhido informações importantes, especialmente quanto ao acerto dos chassis e na escolha dos melhores motores. Por isso, não estranha que os adversários o estejam monitorando de perto. “É normal. Está todo mundo de olho em todo mundo. Também estamos atentos àqueles que devem brigar diretamente com a gente”, confessou.
Nesta terça-feira, Massa decidiu correr também pelo segundo kart da equipe. Além do irmão Dudu, de 17 anos, Massa será parceiro do amigo Popó Bueno, da Stock Car, e de João Paulo Bertuccelli, que passou pela Fórmula Renault há dois anos. Dudu está animado e acha que o time pode surpreender. “Estou virando bem. Ainda cometo alguns errinhos, mas nada que não possa ser corrigido no decorrer dos treinamentos.”