A velocidade parece estar no sangue da família Sarkis, de Brasília. Filhos de um ex-piloto de categorias-turismo no centro-oeste do país, os irmãos Rossini e Chrystian Sarkis (Visite Brasília/Contrata) são hoje dois dos principais nomes do kartismo brasileiro. Com currículos repletos de títulos, a dupla está em Florianópolis (SC), onde a partir desta terça (22/7) inicia mais um grande desafio em suas carreiras: a disputa do Campeonato Brasileiro de Kart. Rossini, de 16 anos, compete na categoria Graduados A, enquanto o irmão caçula, Chrystian (14 anos), corre na Graduados B e também na Sudam Jr.
Os dois chegam à capital catarinense como favoritos ao título. Rossini é o atual líder e busca o bicampeonato no Campeonato Paulista de Kart, o mais competitivo torneio regional do país. Chrystian, por sua vez, conquistou há dois meses o título pan-americano da modalidade. O título brasileiro, no entanto, é uma lacuna ainda a ser preenchida no currículo de ambos. “No ano passado bateu na trave tanto para mim quanto para o Chrys”, diz Rossini Sarkis, lembrando que ele, na categoria Sudam C, e o irmão, na Sudam Jr., foram vice-campeões nacionais na última temporada.
Para Rossini fazer um bom papel em Florianópolis pode significar um grande impulso em sua carreira. “Essa deve ser a última vez que disputo o Brasileiro de Kart”, conta Rossini, que no final da temporada pode se transferir para o automobilismo. “Sair do kartismo com um título nacional pode me abrir portas no futuro”, avallia o brasiliense, que também disputará, em outubro, o Mundial de Kart, na Itália.
Chrystian, por sua vez, terá um duplo desafio em Florianópolis. “Vou lutar pelo título na Graduados B e também na Sudam Jr.”, conta o piloto de 14 anos. A primeira categoria segue o regulamento nacional de kart e é considerada o segundo estágio mais importante na carreira de um kartista. Já a Sudam Jr. é uma categoria que segue o regulamento internacional. “Os equipamentos são bem parecidos, mas na Graduados B o kart é meio segundo mais rápido”, detalha Chrystian.
No primeiro semestre deste ano, Rossini e Chrystian Sarkis realizaram bons treinos no Kartódromo dos Ingleses, local da competição, que começa nesta terça-feira (22) e termina no sábado (26/07). A competição será realizada em uma tomada de tempos e quatro baterias, sendo que a última terá pontuação dobrada — o regulamento prevê um descarte obrigatório. “É aquela história de Brasileiro: quem encontrar o caminho das pedras mais rápido terá mais chances de ficar com o título. Espero que seja eu”, finaliza Rossini.