Os organizadores das 500 Milhas da Granja Viana decidiram introduzir uma série de novidades nos treinos classificatórios da prova deste ano, marcada para dias 13 e 14 de novembro em Cotia, na Grande São Paulo. Pela primeira vez em oito edições, as tomadas de tempo serão realizadas na sexta-feira, e não mais no sábado, poucas horas antes da largada. E o formato também será alterado: as 10 primeiras posições do grid serão ocupadas pelos cinco melhores de cada grupo de 37 karts, que entrarão na pista para uma única volta lançada que apontará o pole position.
De acordo com Zequinha Giaffone, justificativas técnicas e desportivas levaram às alterações na formulação dos treinos. “Do modo como era até o ano passado, praticamente não havia tempo para o conserto caso um kart apresentasse problemas na sessão classificatória, porque a largada ficava muito próxima. Agora, haverá ainda um período de cinco horas de ensaios na tarde do sábado. É mais do que suficiente para uma checagem final”, explicou.
Com o novo sistema de tomada de tempos, o Top Qualifying poderá reunir 10 astros das pistas internacionais disputando a pole em uma única volta, a exemplo do que ocorre na Fórmula 1. “Já pensou Barrichello, Montoya, Coulthard, Massa, Kanaan, Christian Fittipaldi e Felipe Giaffone, por exemplo, brigando para ser o mais rápido?”, especula Zequinha. A possibilidade de um desconhecido entrar nessa lista também é sedutora. “Quem garante que não aparecerá um piloto que ninguém conhece desafiando esse monte de estrelas? Afinal, esse é um dos maiores apelos da prova, colocar frente a frente grandes nomes do automobilismo com gente em início de carreira ou apenas querendo se divertir.”
As 500 Milhas da Granja Viana já é o principal evento do calendário do kart nacional. Neste ano, as 74 vagas – capacidade máxima permitida pelo circuito de 1.250 metros – se esgotaram três horas depois que as inscrições foram abertas. Vinte equipes aguardam uma desistência na lista de espera. Cada vez mais internacional, a prova terá como novas atrações o escocês David Coulthard, que se despede da McLaren no GP do Brasil, e o inglês Dan Wheldon, companheiro de equipe de Kanaan, recém-coroado campeão da IRL. Restando apenas a etapa do Texas, Wheldon ocupa a segunda colocação no campeonato.