Hahn/Khodair vencem pela primeira vez

Curitiba viu uma corrida movimentada na tarde deste sábado (31), válida pela 13ª etapa do Itaipava GT3 Brasil. Com disputas por posição, muito calor e algumas quebras, a dupla formada por Marcelo Hahn e Allam Khodair venceu pela primeira vez na categoria. Em segundo lugar ficou o Ferrari Scuderia de Chico Longo/Daniel Serra, seguido do Porsche 997 de Betinho Gresse/Hoover Orsi.

“A principal dificuldade foi o calor. Não fomos bem no primeiro treino classificatório, mas no meu turno consegui manter o ritmo e a posição. Tivemos sorte também, já que alguns carros à nossa frente tiveram problemas e o Allam fez uma corrida com a cabeça”, comemorou Marcelo Hahn. “A sorte foi fundamental neste resultado e pela primeira vez neste ano ela esteve ao nosso lado. Tive a preocupação de poupar pneus e combustível no final, e para vencer também é necessário ter sorte”, lembrou Khodair. Com o resultado, a dupla superou o piloto Ricardo Maurício e subiu à vice-liderança no campeonato, com 166 pontos, contra 162 do competidor da Porsche. Rafael Derani/Cláudio Ricci, dupla quinta colocada na prova deste sábado, lidera com 190.

Na largada, o pole position Ramon Matias abriu grande vantagem com o Viper – ao final da primeira volta, o gaúcho havia colocado 1s6 sobre o Porsche 997 de Betinho Gresse, e a diferença ia subindo volta a volta. No 10º giro, no entanto, o modelo norte-americano começou a apresentar problemas com o escapamento. Gresse ultrapassou o Viper, que se dirigiu aos boxes com 18 minutos de corrida. O piloto até voltou à pista, mas decidiu recolher e abandonar na passagem seguinte. Na 12ª volta, foi a vez de Miguel Paludo (parceiro de Ricardo Maurício) recolher o Porsche 997 aos boxes com uma quebra no câmbio.

Outro que apresentou problemas foi Cláudio Ricci. Logo após receber o carro das mãos de Rafael Derani, o Ferrari F430 número 3 teve um furo no pneu traseiro esquerdo, e o gaúcho foi obrigado a fazer a troca quando era o segundo colocado – resultado que garantiria à dupla o título de 2009. “Tínhamos a chance de vencer, porque o problema aconteceu quando estávamos na frente do Khodair. Mesmo assim, estou feliz pelo quinto lugar. São mais pontos na conta, e é disso que precisamos”, comentou Ricci. “Foi um infortúnio esse furo de pneu, mas a corrida foi muito legal. É bacana ver um vencedor diferente, e isso prova o equilíbrio da categoria”, afirmou Rafael Derani.

Enquanto isso, o Porsche permanecia na liderança com Hoover Orsi, que assumiu o turno de pilotagem no lugar de Betinho Gresse. O sul-matogrossense tinha 16 segundos de vantagem para Khodair, e a diferença começou a cair bruscamente. “Assim que peguei o carro, perdi a sexta marcha. Depois, a quinta. No final das contas, eu tinha que fazer toda a reta em quarta marcha. Foi uma pena, porque o carro estava ótimo e poderíamos ter vencido”, lamentou o piloto, terceiro colocado ao final.

Khodair fez a ultrapassagem na 35ª volta e assumiu a liderança. Daniel Serra (parceiro de Chico Longo) vinha imprimindo um forte ritmo com o Ferrari Scuderia e também passou o Porsche, mas na penúltima volta. “O carro estava bom, mas no final começou a esquentar tanto o óleo como a água do motor, o que prejudicou um pouco o nosso ritmo. No entanto, o segundo lugar ficou muito bom, no final das contas. Vamos para a próxima”, disse.

A 14ª e antepenúltima etapa do Itaipava GT3 Brasil tem largada neste domingo (1º) ao meio-dia, com transmissão ao vivo pelo canal Record News e via internet pela RaceTV (racetv.com.br). A pole position é do Ferrari Scuderia de Daniel Serra/Chico Longo. Vencedores deste sábado, Allam Khodair/Marcelo Hahn saem da terceira colocação, uma posição à frente do F430 de Cláudio Ricci/Rafael Derani.

GT Masters – Entre as duplas que têm em sua formação pelo menos um piloto da classe bronze (exceto a bronze-platina), a vitória ficou também com Marcelo Hahn/Allam Khodair. Em segundo, repetindo o resultado geral, ficou Chico Longo/Daniel Serra, com Rafael Derani/Cláudio Ricci em terceiro, Fernando Poeta/João Sant’Anna em quarto e Bruno Garfinkel/Chico Serra em quinto lugar.

Confira o resultado da 13ª etapa:

1º) M.Hahn/A.Khodair (FE, SP/SP), 42 voltas em 1h00min00s099 (média de 155,18 km/h)

2º) C.Longo/D.Serra (FS , SP/SP), a 2s688

3º) H.Orsi/B.Gresse (PO , MS/SP), a 9s046

4º) L.F.Derani/C.Pasetti (FE , SP/SP), a 41s874

5º) R.Derani/C.Ricci (FE , SP/RS), a 1min09s170

6º) F.Poeta/J.Santanna (FE , SP/RS), a 2 voltas

7º) B.Garfinkel/C.Serra (LA , SP/SP), a 3 voltas

8º) W.Derani/R.Santos (FE , SP/SP), a 6 voltas

9º) R.Matias/M.Stumpf (VI , RS/RS), a 29 voltas

10º) R.Mauricio/M.Paludo (PO , SP/RS), a 30 voltas

11º) P.Queirolo/F.Greco (FE , SP/SP/), a 32 voltas

12º) C.Faria/F.Greco (FE , SP/SP), a 37 voltas

13º) V.Faria/L.Vital (FE , SP/SP), a 37 voltas

14º) M.Santanna/A.Griecco (FE , SP/SP), a 38 voltas

Melhor Volta: B.Garfinkel/C.Serra, 1min20s861 (164,50 km/h)



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.