As nona e décima etapas do Itaipava GT3 Brasil serão realizadas neste fim de semana (23) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, marcando o início da segunda metade da atual temporada – formada por oito rodadas duplas. Pelas regras introduzidas em 2009 pela categoria, cada piloto tem direito a quatro descartes ao longo do ano, mas dois deles, obrigatoriamente, têm de ser executados nas primeiras oito corridas do ano, o que representa a primeira metade do torneio. Além disso, caso o competidor abandone as duas corridas de uma mesma rodada dupla, ele poderá optar pelo descarte de somente um resultado negativo.
Com 160 pontos em jogo nas oito últimas corridas do ano, o campeonato está totalmente aberto. Além disso, há mais dois descartes obrigatórios para cada dupla ou piloto, a serem computados a partir da rodada dupla deste final de semana em São Paulo. Nesse cenário, a liderança no momento é da dupla formada por Cláudio Ricci e Rafael Derani, da equipe CRT Brasil, que pilota um Ferrari F430.
Eles somam 107 pontos, mas, por descartarem dois abandonos (na sexta corrida, realizada em São Paulo, devido a um problema com o câmbio; e na última prova disputada, em Londrina, em virtude de uma quebra da junta homocinética) acabaram não perdendo ponto algum. Assim, continuam com a pontuação integral. Derani e Ricci somam 14 pontos a mais que Thiago Camilo, que disputa o campeonato com um Porsche 997 e ocupa o segundo lugar. O vice-líder (que passou a pontuar separadamente por ter trocado de parceiro) descartou o resultado obtido na terceira etapa (Curitiba), quando abandonou, além dos oito pontos conquistados na quinta prova, em Interlagos, quando terminou a disputa na sexta posição.
Com o mesmo carro de Camilo, o atual campeão da Stock Car, Ricardo Maurício, ocupa o terceiro lugar na classificação, com 83 pontos. É a mesma pontuação da dupla formada por Marcelo Hahn e Allam Khodair, que competem a bordo de um Ferrari F430. Hahn e Khodair tiveram que descartar 16 pontos, oito da segunda etapa (São Paulo), e mais oito da oitava (Londrina), resultado de dois oitavos lugares, que são os piores conquistados pelo duo nesta primeira metade de campeonato. Maurício abriu mão de dez pontos conquistados com um sexto lugar na segunda corrida e um abandono na terceira (Curitiba).
Na quinta colocação da tabela aparece a dupla formada por Walter Derani e pelo jovem piloto goiano Rodolpho Santos, com outro Ferrari F430 da equipe CRT Brasil. Eles somam 64 pontos – computados os dois descartes. A sexta colocação é de Miguel Paludo, que pontua sozinho por ter iniciado a temporada com o campeonato já em andamento, somente a partir da terceira rodada dupla. O gaúcho, vencedor de duas corridas ao lado de Ricardo Maurício, contabiliza 62 pontos.