Xandy-Mattheis fecham a sexta-feira em segundo

Ameaçados à distância apenas pelo Porsche 997, os Ford GT mandaram nos treinos que abriram a programação da rodada dupla – 11ª e 12ª etapas – da GT3 Brasil nesta sexta-feira em Santa Cruz do Sul. Com a ajuda de um jogo de pneus novos, Ricardo Rosset e Walter Salles estabeleceram no período da tarde a volta mais rápida das duas sessões, superando Xandy Negrão e Andreas Mattheis por apenas 43 centésimos de segundo.

Os dois modelos norte-americanos devem monopolizar a briga pela pole nas duas sessões classificatórias do sábado. As diferentes condições de pneus dos ensaios de hoje, no entanto, sugerem que os vice-líderes Xandy e Mattheis, que estão separados por apenas um ponto de Rosset e Salles na classificação do campeonato, podem ter uma carta na manga. “O carro está muito bom”, resumiu Xandy, que pela manhã havia relatado apenas a perda de pressão aerodinâmica na aproximação dos demais carros.

Os Ford GT venceram sete das 10 provas realizadas neste ano – Rosset e Salles ganharam quatro contra três dos principais rivais. Em Santa Cruz, a potência dos motores V8 foi reduzida em nome da paridade de rendimento, mas ainda assim os Ford GT pareceram numa classe acima. “Os concorrentes foram modificados para cima, mas acabamos compensando com os dois dias de testes que fizemos aqui na semana passada. Recolhemos informações importantes e estamos com uma ótima mão da pista”, explicou Mattheis.

A exemplo da Fórmula 1, onde Lewis Hamilton e Felipe Massa travam uma luta acirrada pelo título da temporada, a GT3 Brasil vem sendo marcada pelo predomínio das duas duplas que correm com o Ford GT. A diferença é que a categoria brasileira de turismo utiliza o formato de duas corridas por evento. Nesta etapa, o Porsche 997 de Valdeno Brito e Norberto Gresse assumiu a posição de “besto of the rest” (melhor dos demais). Foi o segundo mais rápido pela manhã, à frente de Rosset e Salles, e terceiro à tarde e no geral. Pelas características do circuito do interior gaúcho, o excelente trabalho das suspensões da marca alemã trabalha a favor dos seus pilotos. “Aqui, o motor não conta tanto por causa da diversidade das curvas”, explicou Mattheis.

Neste sábado, os carros voltarão à pista de 3.530 metros para a terceira e última sessão de treinos livres, com uma hora de duração a partir das 10h10. As tomadas classificatórias – duas de 20 minutos cada – começarão às 14h55. Domingo, a largada da 11ª etapa será autorizada às 10h35; a segunda corrida, com a mesma duração de uma hora e troca obrigatória de pilotos entre o 24º e o 37º minuto, terá início às 15h25.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.