Jaguar continua desenvolvimento na Europa

Um dos modelos mais carismáticos para os fãs dos supercarros da GT3, o Jaguar XKR continua em atividade de desenvolvimento no Campeonato Europeu da categoria. Assim como o Telefônica Speedy GT3 Brasil, o torneio europeu reúne alguns dos modelos mais desejados de todo o mundo. Além de Ferrari F430, Porsche 997 GT3 Cup S, Lamborghini Gallardo, Ford GT e Dodge Viper Competition, há também o Aston Martin DBRS9, o Corvette Z06R GT3, o Ascari KZ1R GT3, entre outros carros de sonho.

Desde o falecimento do chefe da equipe Apex Motorsports, Richard Lloyd, e do piloto David Leslie, em um acidente aéreo no dia 30 de março, o carro britânico vem fazendo aparições esporádicas no grid ou em treinos, mas tem sido objeto de trabalho de evolução. Na ocasião do acidente, Lloyd e Leslie se deslocavam da Inglaterra para a pista de Nogaro, na França, onde participariam com o XKR dos testes de equalização dos modelos promovido anualmente pela FIA. No episódio, também faleceu o engenheiro da Apex Motorsports, Christopher Allarton.

O modelo inglês participou no último fim de semana da 7ª e 8ª etapas da temporada – disputadas no tradicional circuito de Brno, na República Tcheca. A Apex Motorsport havia realizado antes uma série de testes com o supercarro no circuito de Silverstone.

Apesar de os testes em Silverstone terem entusiasmado os engenheiros da Apex, a participação do Jaguar no grid europeu dos supercarros foi considerada apenas razoável pela dupla de pilotos Phil Quaife e Chris Dymond. Em Brno, a dupla chegou a largar em décimo com Phil Quaife na primeira prova, mas recebeu a bandeirada na 17ª posição – em um grid de 41 carros. Na segunda corrida, a dupla teve problemas e cruzou a linha de chegada seis voltas atrás dos vencedores. Em uma avaliação geral da primeira apresentação, a Apex pretende utilizar a estréia para cuidar da evolução do supercarro inglês. O Jaguar XKR também teve uma segunda dupla na pista, os britânicos Ben Clucas e Robert Hissom. Em um fim de semana bastante problemático, eles largaram em 30º na primeira prova e em 27º na segunda, mas fecharam a disputa com uma 19ª colocação e um abandono.

Na rodada dupla de Brno, as vitórias ficaram com o Aston Martin de Diego Alessi e Marcello Zani, e com o Ford GT V8 de Thomas Mutsch e Ian Khan.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.