Xandy-Mattheis mantêm a ponta

Um problema na parte eletrônica do Ford GT, que originou um toque de Xandy Negrão (Medley) com o retardatário Allam Khodair quando restavam apenas seis voltas, roubou a vitória dos líderes do campeonato na 7ª etapa da GT3 Brasil, disputada neste sábado em Interlagos e conquistada pelo veterano Ingo Hoffmann e seu companheiro Paulo Bonifácio. Mesmo obrigado a parar nos boxes para trocar o pneu dianteiro direito furado no choque, Xandy cruzou a linha de chegada em 7º e somou os dois pontos que o mantêm na ponta da tabela ao lado do parceiro Andreas Mattheis. Lico Kaesemodel e Alceu Feldmann terminaram em segundo e Ricardo Rosset e Walter Salles chegaram em terceiro.

Foi uma prova com praticamente dois personagens – o Ford GT dos poles Xandy e Mattheis e o Lamborghini Gallardo de Ingo e Bonifácio, que fecharam a primeira fila do grid da abertura da rodada dupla deste fim de semana. Boni largou melhor e assumiu o comando da corrida, sempre perseguido de perto por Mattheis e bem mais a distância por Lico e Salles. Na 12ª volta, Mattheis conseguiu superar Boni, mas não conseguiu ampliar a vantagem para além de dois segundos.

Pouco depois, quando os carros entraram juntos para a obrigatória troca de pilotos, Xandy saiu à frente de Ingo, rechaçou a tentativa de ultrapassagem na freada da reta oposta e passou a construir uma confortável margem média de seis segundos sobre o astro da Stock Car. Já na parte final da prova, no entanto, veio a surpresa; Xandy e Khodair, que acabara de levar uma volta, “se acharam” após a primeira perna do Esse do Senna. Ingo aproveitou e escapou na ponta rumo à sua primeira vitória na GT3, enquanto Xandy percebia que o prejuízo seria muito maior que a perda da posição.

“Comecei a sentir uma falhação desde a volta anterior e ela aumentou quando eu fazia a curva. Estava relatando o problema à equipe pelo rádio e não percebi que o Khodair estava tentando me passar por fora. O furo no pneu foi uma pena, porque passei a controlar o carro mesmo com aquela falhação. Meu ritmo não era o mesmo, mas certamente terminaria mais bem-colocado”, lamentou Xandy.

A Equipe Medley iniciou a investigação das causas do problema assim que o Ford GT retornou aos boxes. A pane, de qualquer forma, não ameaça a participação do carro amanhã no complemento da programação, quando Xandy poderá aproveitar a pole que estabeleceu hoje com tempo recorde para lutar pela terceira vitória do ano e a nona desde a estréia da categoria no ano passado. A largada está marcada para as 13h15 e a corrida terá a mesma duração de uma hora.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.