O Telefônica Speedy GT3 Brasil volta neste fim de semana ao Autódromo José Carlos Pace, em São Paulo, para a quarta rodada dupla da temporada. Válidas pela 7ª e 8ª etapas, as provas deste sábado e domingo marcam a chegada à metade do calendário, e ajudarão a responder à pergunta que, em última análise, é a mais relevante em qualquer campeonato: quais são, de fato, os reais candidatos ao título?
Passadas as seis corridas iniciais, os atuais campeões Xandy Negrão e Andreas Mattheis ocupam a primeira posição na tabela, com 44 pontos. A dupla começou a temporada computando um abandono na primeira prova em Curitiba, mas daí em diante não saiu mais do pódio. Nas cinco corridas seguintes, foram duas vitórias e três segundos lugares, que renderam uma vantagem de seis pontos sobre Walter Salles e Ricardo Rosset, os segundos colocados.
Os vice-líderes venceram três corridas neste ano, mas enfrentaram uma realidade diferente da dos atuais campeões nas últimas cinco provas. Nas duas corridas em que não chegaram ao alto do pódio, não pontuaram. Na primeira das duas etapas de São Paulo, um toque recebido na traseira provocou a quebra do extrator e o conseqüente abandono da dupla. Já na primeira prova de Brasília, a improvável quebra do motor do Ford GT V8 roubou-lhes um pódio quase certo.
A terceira posição no campeonato é ocupada por Paulo Bonifácio e Ingo Hoffmann, que somam 24 pontos. A dupla foi um dos destaques das quatro primeiras corridas, mas somou zero ponto na rodada dupla de Brasília. A terceira posição dos pilotos que competem com o Lamborghini Gallardo V10 está, agora, ameaçada pelos irmãos Fabio e Wagner Ebrahim, que atravessam uma fase de ascensão no campeonato. Na rodada dupla de Brasília, eles acumularam dois terceiros lugares e chegaram a 22 pontos na tabela.
As etapas de São Paulo marcam, também, o retorno de Antonio Hermann ao volante do Porsche 997 GT3 Cup. Ele havia sido substituído por Norberto Gresse Filho em Brasília, mas volta a formar dupla com Valdeno Brito na capital paulista. Os brasilienses Sérgio Lucio e Luiz Garcia Jr., que estrearam na competição correndo em casa, também estão confirmados para as etapas de São Paulo.
As provas deste fim de semana apresentam, também, outras mudanças na configuração das equipes. O paranaense Alceu Feldmann, que nas primeiras corridas havia formado equipe com Thiago Marques, correrá ao lado de Lico Kaesemodel em um Dodge Viper Competition V10 da equipe Full Time Sports. E o experiente chefe de equipe Amadeu Rodrigues voltará a seus dias de piloto formando dupla com Leonardo Burti também em um Dodge Viper.