A dupla Xandy Negrão-Andreas Mattheis (Medley) traduziu em números o favoritismo que trouxe a Brasília para a terceira rodada dupla – 5ª e 6ª etapas – da GT3 Brasil. Estreando o Ford GT em substituição ao Dodge Viper Coupé usado em Curitiba e São Paulo, os atuais campeões estabeleceram a volta mais rápida das duas sessões de treinos oficiais desta sexta-feira no Autódromo Internacional Nelson Piquet. Pela manhã, Xandy cravou o melhor tempo do dia em 1min56s223, à média horária de 169,58 km.
O carro norte-americano foi a arma escolhida por Xandy e Andreas para assumir a liderança do campeonato, que se encontra em poder de Ricardo Rosset e Walter Salles com o mesmo modelo. Na Europa, a marca também vem dominando a categoria, mas as recentes vitórias recentes cobraram um preço alto imposto pela Federação Internacional de Automobilismo. Em Brasília, ambos os carros estão carregando um lastro de chumbo de 110 quilos, de forma a aproximar seu rendimento ao dos rivais Ferrari F430, Porsche 997, Viper e Lamborghini Gallardo. O peso mínimo do Ford GT, agora, é de 1.270 kg.
Mesmo registrada com pneus novos, a marca de Xandy ficou aquém do 1min54s86 dos treinos coletivos da segunda-feira. “Aquele tempo veio no final da tarde, com a temperatura mais amena e condições mais favoráveis”, explicou o piloto. “Além disso, a pista está bastante diferente hoje, com menor aderência e deixando o carro bem mais arisco. Eu mesmo cheguei a dar um pião de 720 graus numa das curvas de alta”, observou.
Com uma vitória neste ano, Xandy e Andreas têm 26 pontos, contra 28 dos líderes Rosset e Salles. Os dois times dividem os boxes em todas as etapas e devem brigar pela pole das duas corridas do fim de semana. A primeira será realizada a partir das 15h30 de amanhã, com uma hora de duração, depois das duas tomadas que definirão os dois grids. Apesar da satisfação com o resultado, Xandy não se manifestou empolgado com o Ford GT. “É, sem dúvida, um carro muito rápido, mas nem chega perto do Lamborghini Gallardo que pilotamos em 2007 em termos de prazer de dirigir. O Lambo é mais equilibrado e gostoso de pilotar.”