Uma irregularidade na altura do assoalho na parte dianteira do Lamborghini Gallardo de Paulo Bonifácio tirou do piloto os pontos conquistados em Interlagos no último final de semana, quando o então vice-líder do campeonato conquistou o segundo lugar na última corrida da temporada do Brasil GT3 Championship, tendo Luciano Burti como parceiro.
“Foi constatada uma altura na parte dianteira do assoalho que não condiz com a ficha de homologação do carro. Portanto, fora do regulamento”, afirmou o comissário técnico da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), Clóvis Matsumoto.
Assim, sem os oito pontos conquistados e o abandono na 9ª etapa, causado por um estouro de pneu quando era segundo colocado, Paulo Bonifácio não poderá chegar ao título nem caso os 20 pontos conquistados por Xandy Negrão e Andreas Mattheis sejam cassados. Além disso, Bonifácio perde o vice-campeonato para seu ex-parceiro Alceu Feldmann, que em Interlagos correu no Dodge Viper ao lado de Abramo Mazzochi e herdou o quarto lugar na etapa final com a desclassificação do Lamborghini, subindo para 61 pontos, contra 57 de Boni.
O resultado do campeonato permanece sub júdice, já que o carro dos virtuais campeões ainda está sob análise dos comissários da Confederação e as molas do Dodge Viper Coupé usado por Mattheis e Negrão serão analisadas em laboratório.
O resultado deverá sair até quarta-feira.
Confira como ficou o resultado final da 10ª e última etapa:
1º) X.Negrão/A.Mattheis (VC, SP/RJ), 35 voltas em 1h00min02s402 (média de 150,71 km/h)
2º) G.Losacco/R.Cattalini (F4, SP/PR), a 32s911
3º) Xandinho/W.Salles (LG, SP/RJ), a 34s557
4º) G.Negrão/F.Casagrande (VC, SP/SP), a 40s721
5º) A.Hermann/V.Brito (P9, SP/PB), a 1 volta
6º) A.Feldmann/A.Mazzochi (VC, PR/RS), a 1 volta
7º) A.Abreu/Paternostro (F4, SP/SP), a 1 volta
8º) Pupo Moreno/C.Crespo (F4, SP/SP), a 2 voltas
9º) C.Ricci/W.Derani (F4, RS/SP), a 4 voltas
10º) Leo Burti/P.Tarso (VC, SP/PR), a 34 voltas
11º) Alencar Jr/R.Derani (F4, GO/SP), a 34 voltas
12º) L.Burti/P.Bonifacio (LG, SP/SP), desclassificado
Melhor volta: C.Crespo/R.Moreno, 1min38s256, na 17ª volta