A estreia do BMW Team Brasil, uma das equipes oficiais que terá total apoio da BMW Motorsports, divisão esportiva da marca, e da BMW do Brasil, é a grande novidade da temporada 2012 do Campeonato Brasileiro de Grand Turismo, que realizará sua primeira etapa no dia 22 de abril, no autódromo de Santa Cruz do Sul (RS).
E para encarar este desafio, a equipe montou uma verdadeira seleção, com grandes nomes do automobilismo nacional pilotando os modelos BMW Z4 na categoria GT3 e o BMW M3 na GT4. A apresentação oficial aconteceu na noite desta terça-feira (dia 10) na BMW do Brasil, em São Paulo, e contou com a presença dos patrocinadores, convidados e imprensa, que foram recebidos pelos pilotos e o presidente da BMW do Brasil, Jörg Henning Dornbusch.
Os carros são preparados pela Equipe tricampeã, AH Competições, comandada pelo ex-piloto e empresário Antonio Hermann e que conta com o Diretor Esportivo Washington Bezerra. Os modelos já estão equipados com todas as atualizações e configurações permitidas e exigidas pelo regulamento da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
O time terá o patrocínio do Banco BMG e da BMW do Brasil, co-patrocínio das empresas Eurobike e Lenovo e apoio de Beta Ferramentas, Salsa Mobion, AutoNeg e Corsa.
Na categoria GT3, os modelos BMW Z4 serão pilotados pelas duplas: Cacá Bueno / Claudio Dahruj (carro de número #0) e Valdeno Brito / Constantino Jr. (carro de número #1). Na GT4, Matheus Stumpf divide a pilotagem com Patrick Gonçalves (carro de número #11) e Leonardo Cordeiro será companheiro de William Starostik (carro de número #12).
Tetracampeão da Stock Car e bicampeão do Trofeo Linea, o carioca Cacá Bueno, de 35 anos, é um dos principais nomes do turismo nacional. E a estreia na GT3 é um novo marco na carreira do piloto. O companheiro Claudio Dahruj já disputou provas na categoria nas temporadas passadas e conquistou pódios e vitórias.
No outro carro do time, estará o paraibano Valdeno Brito, de 37 anos, que já coleciona vitórias na categoria. Ele é o atual bicampeão e já pilotava pela AH Competições. Brito, no entanto, dividia a pilotagem com Stumpf, que agora correrá na GT4. Seu novo companheiro, o mineiro Constantino Jr., também tem feito bonito nas pistas e foi campeão da Porsche Cup em 2011.
Na GT4, o gaúcho Stumpf (22 anos) chega embalado pelos dois títulos que já conquistou na GT3 e vai ter o baiano Patrick Gonçalves ao seu lado, estreando na categoria. O piloto é o atual campeão do Mini Challenge Cup e também já foi campeão da Stock Jr.
O paulista Leonardo Cordeiro, de 22 anos, também faz sua estreia na categoria e em carros de turismo. O piloto já foi campeão da Fórmula 3 Sul-americana (2009) e disputou nos dois últimos anos a GP3 na Europa. Ele dividirá a direção da BMW M3 com o paranaense William Starostik, piloto com experiência em categorias fórmula e na Stock Car.
O BMW Team Brasil ainda contará com o jovem Ricardo Landucci, de apenas 19 anos. Com excelentes resultados no kart e na F-3 Sul-americana (vice-campeão da F-3 Sul-americana Light em 2011), ele será piloto reserva do time.
Criado em 2007, o Campeonato Brasileiro de GT terá nesta temporada a disputa de nove etapas, passando pelos principais autódromos do país, atingindo seis estados no total. As provas terão transmissão ao vivo da Rede TV!.