Equipe da GT4 neutraliza sua emissão de carbono

A TÜV Rheinland do Brasil, subsidiária de um dos maiores grupos certificadores mundiais, realizou o inventário de emissões da primeira equipe de automobilismo nacional de carbono neutro, a Moder Fast, que estréia na próxima etapa do Itaipava GT Brasil, categoria GT4, de 26 a 28 de agosto, no Autódromo de Interlagos.

Além da elaboração do inventário, a TÜV Rheinland é uma das patrocinadoras da equipe e apoiadora do projeto, que também contou com patrocínio da empresa O2 Green e da empresa de TI Victus, parceira da TÜV Rheinland em certificações de sistemas de tecnologia da informação.

Para neutralizar suas emissões, a equipe obteve os créditos do Brasil Mata Viva, projeto que estoca créditos de carbono através da preservação ambiental e que também patrocina a Moder Fast.

O inventário foi elaborado a partir da identificação do volume total de carbono a ser emitido pela Moder Fast, considerando o total de combustível e outros insumos, como o óleo, consumidos durante os treinos e a corrida, pelo carro Maserati número 155, guiado pelos pilotos Antonio De Luca e Samuel Neto. Também foram calculadas as emissões geradas por toda a movimentação de transportes e logística da equipe para esta etapa.

“Para TÜV Rheinland, é muito importante participar ativamente deste projeto pioneiro, no qual conseguimos desenvolver ações de sustentabilidade para o esporte e o automobilismo brasileiro”, afirma o gerente do departamento de Eficiência Energética e Serviços de Meio Ambiente da TÜV Rheinland, Sebastián Del Valle Rosales.

Além desta etapa de agosto da categoria GT4, a Moder Fast irá neutralizar suas emissões na etapa de dezembro, que acontecerá no mesmo circuito de Interlagos. “Estas duas etapas servirão de projeto piloto para que, na temporada do ano que vem, possamos neutralizar nossas emissões em todas as 10 corridas previstas”, afirma o piloto Antonio De Luca.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.