O Itaipava GT Brasil terá mais um ex-piloto de Fórmula 1 no grid de largada para a rodada dupla de abertura da temporada, que será realizada neste fim de semana no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. O amazonense Antonio Pizzonia foi confirmado no final da manhã desta quarta-feira (17) na equipe CRT Brasil – atual campeã da competição com a dupla Claudio Ricci e Rafael Derani -, e fará sua estreia a bordo da Ferrari F430 #70 tendo como parceiro o paulista Walter Derani.
“Para mim será um prazer enorme participar destas duas primeiras corridas pela CRT Brasil, principalmente porque o Itaipava GT Brasil é um evento cada vez mais atraente para os pilotos e, também, para o público”, declarou o amazonense. “Fiquei muito feliz com o convite do Walter e estou ansioso para experimentar o carro pela primeira vez. Meu primeiro treino será nesta sexta-feira, e terei apenas um dia para me adaptar antes da classificação e da primeira corrida. Mas lidar com isso é normal em uma situação de estreia e a expectativa é boa”, acrescentou.
Pizzonia torna-se o quinto ex-piloto de Fórmula 1 a disputar pelo menos uma corrida do GT Brasil, que já tem grid confirmado de 31 carros para a etapa de abertura da temporada. A rodada do fim de semana está sendo cercada de grande expectativa, por representar o início de uma nova fase de crescimento da competição. A chegada de novos modelos e a divisão da antiga GT3 nos grupos GTBR3 e GTBR4 atraíram novos competidores e deve deixar ainda mais competitiva a disputa pelo título.
“A opinião de todos os pilotos com quem conversei sobre a Ferrari e sobre o GT Brasil é positiva, e acredito que o fato de eu viver neste fim de semana uma experiência diferente, em uma categoria nova, é uma motivação extra para buscar a melhor performance”, declarou Pizzonia, que também deve participar da Fórmula Superleague neste ano, além da Stock Car.
Apesar de ter seu primeiro contato com seu novo engenheiro e seus novos mecânicos somente na próxima sexta-feira, Antonio Pizzonia é velho conhecido de pelo menos um integrante da equipe CRT Brasil. Três anos atrás, ele foi companheiro de equipe na Stock Car do gaúcho Cláudio Ricci, o escolhido por Walter Derani para transmitir ao amazonense o convite para a estreia em São Paulo.
“A CRT tem uma das melhores equipes da categoria, e é uma grande oportunidade fazer parte desse grupo ainda mais tendo a companhia do Cláudio Ricci, que conheço bem da Stock Car. Sem dúvida correr de Ferrari é um sonho de criança que não só eu, mas todos os pilotos costumam ter, e não poderia haver lugar melhor para essa minha estreia do que a equipe atual campeã da categoria”, disse Pizzonia.
Adaptação não preocupa – O amazonense admitiu que seu maior desafio nos próximos dias será a adaptação ao novo carro, mas disse que a necessidade de levar a Ferrari F430 ao limite em tão pouco tempo não chega a preocupar. Um dos pilotos brasileiros com melhor currículo de sua geração, Pizzonia tem um histórico de adaptação rápida a novas categorias, e acredita que só mesmo a chuva pode estragar a festa neste fim de semana.
“Naturalmente o ideal seria ter treinado e conhecido mais o carro, mas estou tranquilo com relação a isso. Vou trabalhar o máximo possível na sexta-feira para pegar a mão da Ferrari, e acredito que minha adaptação só ficará comprometida em caso de chuva, já que com a pista molhada as reações do carro são completamente diferentes. De qualquer maneira, estrear em São Paulo é positivo pelo fato de eu conhecer bem a pista, e posso dizer que, se eu pudesse escolher um autódromo para correr pela primeira vez no GT Brasil, ele seria mesmo Interlagos”, encerrou Pizzonia.
Meta é o título – Quarto colocado na temporada de estreia da GT3 no Brasil – correndo em dupla com Cláudio Ricci -, e quinto no ano passado tendo como parceiro na maior parte das provas o goiano Rodolpho Santos, Walter Derani vê a chegada de Antonio Pizzonia como um reforço importante na disputa pelo título da temporada. Em especial o da classe Máster, destinada às duplas que têm pelo menos um piloto Bronze. Terceiro colocado entre os pilotos da Máster no ano passado, Derani segue motivado depois do bom resultado obtido nos treinos do início do ano – quando conquistou um expressivo ganho de performance com a Ferrari #70 da CRT Brasil.
“Treinamos muito bem no mês de fevereiro, e nossa meta é disputar novamente boas colocações no campeonato”, disse Derani. “O Pizzonia será um reforço importante, e com certeza em pouco tempo teremos o entrosamento necessário para disputar boas posições. Neste ano, o campeonato estará ainda mais competitivo, e estamos todos ansiosos pelo início das corridas em Interlagos”, encerrou.