Na tarde deste sábado (25), 250 alunos do ensino médio da Escola da Fundação Brasdesco de Campinas visitaram o Autódromo de Interlagos para conhecer as instalações do circuito mais famoso do País e os supercarros das categorias Itaipava GT3 Brasil e Itaipava Trofeo Maserati. A visita fez parte do “Projeto Interlaguinhos Tecnológico”, uma ação multi disciplinar que visa criar uma miniatura fiel da pista, para receber corridas de automodelos.
O projeto começou em março, com o intuito de colocar em prática os ensinamentos obtidos em sala de aula. A intenção é utilizar os conhecimentos de Matemática, Química e Educação Ambiental e aplicá-los na miniatura. “Será uma réplica perfeita, na proporção de 10 para 400. Com isso nossa pista terá 400 metros de extensão. Os conhecimentos nas disciplinas serão aplicados na construção do asfalto e de toda a estrutura necessária”, conta o professor de Química Alexandre Barros de Oliveira, um dos idelizadores do projeto.
“O automobilismo não deve ter apenas um papel de lazer e diversão, mas ele tem o potencial de ensinar o aluno na prática, pois praticando eles entendem melhor as matérias. Pela empolgação dos participantes vimos que tem dado resultado, estamos no caminho certo”, acrescenta Alexandre.
Para competir na réplica serão montados 18 automodelos. “Estamos desenvolvendo parcerias com concessionarias de automóveis da cidade para auxiliar na preparação dos carros. Serão montados dois modelos por classe, como temos nove salas, teremos 18 carros competindo na mini pista. Todos terão uma micro câmera no para choque dianteiro e serão controlados por computador”, conta Paulo Cesar Mucci, professor de matemática e também um dos idealizadores do Interlaguinhos Tecnológico.
A aluna Samanta Moretti, de 15 anos, se mostrou empolgada com o projeto e principalmente com a visita ao autódromo José Carlos Pace para conhecer de perto os carros do Itaipava GT Brasil. “Tudo aqui parece perfeito. Nunca estive em uma pista antes, mas sempre acompanhei corridas pela televisão. Não entendo nada de automobilismo, mas isso aqui é maravilhoso. Me dá vontade de estudar mais a esse respeito”, afirmou. “É exatamente isso que procuramos com o Interlaguinhos: desenvolver habilidades futuras e ajudar a dar um foco na carreira profissional de cada um deles”, finaliza o professor Alexandre.