Uma decisão conjunta entre representantes das categorias F-1600, F-Vee, Interlagos Motor Clube e da Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP), definiu que as duas categorias de monopostos serão reunidas em um mesmo grid, porém mantendo classificação e campeonatos em separado. A medida vai vigorar a partir da próxima etapa do Campeonato Paulista, marcada para os dias 20 e 21 de abril, em Interlagos.
Segundo o presidente da FASP, José Aloízio Cardozo Bastos, a mudança será benéfica para todos.
“Além de mostrar o espírito de cooperação dos pilotos e preparadores, a junção dessas duas categorias de monopostos vai proporcionar um espetáculo mais emocionante e um grid muito mais consistente, além de acelerar o aprendizado dos pilotos nessas categorias de base já que teremos mais concorrentes na pista”, disse o presidente da FASP.
Flávio Menezes e Renato Marlia, dois dos representantes das categorias F-Vee e F-1600, respectivamente, que estiveram na reunião concordaram com a unificação e acreditam que a medida vai beneficiar a todos os envolvidos.
Menezes, diretor esportivo da F-Vee, lembrou que o desempenho semelhante dos dois monopostos é um fator catalisador para essa decisão.
“Como os dois carros tem praticamente o mesmo desempenho, não vejo nenhum problema nessa união. Isso aumenta o grid, oferece um espetáculo melhor e já vimos outras categorias que largam juntas sem qualquer problema”, disse Menezes.
De fato, os tempos anotados na primeira rodada da temporada 2019 do Campeonato Paulista das duas categorias mostram equilíbrio entre a F-Vee e a F-1600, que usam equipamento bastante semelhante: a primeira tem como motor o VW EA-111 e a segunda o Ford Rocam 1.6 enquanto os chassis têm praticamente as mesmas características e dimensões.
No início do ano o melhor tempo de largada para a F-Vee foi de 2”00”471, assinalado por Augusto Santin, enquanto Lello Assumpção marcou 2’00 151 para garantir a pole position para a primeira bateria da F-1600.
Marlia, que tem sua própria equipe na F-1600, concorda com Menezes e foi além.
“Será muito bom montar esse grid mais numeroso. Vamos treinar e correr juntos e classificar em separado”, disse Marlia.
“Igualmente importante será criar uma forma de diferenciar as categorias, já que os carros são muito parecidos.”
De acordo com Marcos Ramaciotti (presidente do Conselho Técnico Desportivo Paulista), as duas categorias vão treinar e correr juntas “e só serão separadas para a prova de classificação e no resultado das corridas e de campeonato”.
Cláudio Vieira, presidente do Interlagos Motor Clube e um dos incentivadores da união das duas fórmulas, lembra que os carros deverão ganhar detalhes que facilitem a identificação por parte do público e dos comissários desportivos.
“Estamos considerando usar uma cor específica para o topo do santantônio e um protocolo de numeração onde uma categoria teria, por exemplo, o espaço do numeral com fundo branco e o número em preto e a outra o fundo preto com os números em branco”, disse Vieira.
Confira os últimos vídeos do canal da F1MANIA no YouTube – ePRIX DE SANYA | Melhores Momentos | FÓRMULA E 2018/19 – 6ª etapa
STP500 MARTINSVILLE | Melhores Momentos | NASCAR CUP SERIES 2019 – 6ª etapa:
https://youtu.be/2eJUlNdxLR0
Confira o GRID COMPLETO da temporada 2019 da COPA TRUCK:
F1 2019 | Ferrari apresenta SF90 vermelha e preta fosco:
F1 2019 | MCLAREN apresenta o MCL34:
F1 2019 | Red Bull apresenta RB15 ‘roxo, preto e vermelho’:
F1 2019 | Mercedes apresenta nova pintura para o W10:
FÉRIAS F1MANIA | Pilotamos uma FERRARI 488 GTB no SPEEDVEGAS:

