A Red Bull decidiu suspender a relação com Jüri Vips após comentários racistas feitos pelo piloto em live. Nesta terça-feira (21), a equipe anunciou que o competidor não está no programa júnior com efeito imediato por conta de palavreado usado enquanto transmitia um jogo na Twitch.
Nesta semana, nas redes sociais, começou a circular um vídeo que envolvia o estoniano que defende a Hitech na Fórmula 2. Nele, durante uma partida, usou palavreado ofensivo e de cunho racista, o que fez o time austríaco tomar imediata ação.
“A Red Bull suspendeu o piloto júnior Jüri Vips de todos os compromissos do time com efeito imediato, esperando uma investigação completa sobre o incidente”, escreveu em comunicado divulgado nas redes sociais.
“Como organização, condenamos abuso de qualquer tipo e temos política de tolerância zero a linguagem racista ou este tipo de comportamento em nossa organização”, completou o curto texto.
Vips está no Programa de Pilotos da Red Bull deste o final da temporada 2018. Desde então, terminou em quarto na Fórmula 3 em 2019, 16º, sexto e atualmente aparece em sétimo na F2. Na categoria de acesso à F1, conta com duas vitórias e dez pódios.
Ainda, divide suas funções como piloto de testes tanto da equipe quanto da AlphaTauri. Inclusive, chegou a fazer sua estreia em um carro da F1 neste campeonato ao participar do primeiro treino livre do GP da Espanha.
— Oracle Red Bull Racing (@redbullracing) June 21, 2022
