Neste sábado (21), o circuito Barcelona-Catalunya, além de receber a classificação da Fórmula 1, foi palco das corridas rápidas, as chamadas “Sprint Races”, da Fórmula 2 e Fórmula 3 e os brasileiros Caio Collet, Felipe Drugovich e Enzo Fittipaldi foram destaques na pista catalã.
A manhã de sábado começou com o pódio do único representante brasileiro da F3, Collet, que largou da quinta posição e fez uma prova madura, com uma tocada segura. O paulistano gerenciou bem os pneus, um aspecto desafiador na abrasiva pista localizada em Montmeló.
Collet, então, subiu ao pódio pela primeira vez na temporada de 2022 da F3, um alívio e injeção de ânimo ao brasileiro que quer se colocar entre os disputantes ao título no final do ano.
“É um alívio e também uma injeção de ânimo para mim e a equipe. As duas primeiras etapas da temporada foram um pouco conturbadas, e não terminamos corridas. Claro que o pódio é uma motivação para mim e para o time e esperamos continuar entre os primeiros”, comentou Collet.

A felicidade para o Brasil não terminou logo cedo. O hino brasileiro ainda seria ouvido por todo o autódromo. Depois de saltar da quarta para a primeira posição logo na largada da Sprint Race da F2, Felipe Drugovich dominou a corrida de sábado de ponta a ponta e venceu, conquistando seu segundo triunfo em Barcelona.
O piloto mais experiente da MP Motorsport estabeleceu o ritmo da prova e fez um perspicaz gerenciamento de pneus: oscilava entre voltas bem rápidas e voltas mais lentas, em torno de 1s36. No fim, os pneus ainda apresentavam performance, tanto que Drugovich fez a volta mais rápida, com o tempo de 1min35s296, ao final da corrida.
“Acho que merecemos isto depois de ontem. É uma pena o resultado da classificação, porque tínhamos tudo para ir bem. Hoje seguimos em frente e conseguimos o melhor de tudo. Estou realmente feliz e espero que amanhã possamos fazer o mesmo”, disse Drugovich, que agora lidera o campeonato com 61 pontos e se coloca como o piloto mais consistente da temporada tendo pontuado em todas as corridas.

Enzo Fittipaldi, piloto da Charouz Racing System e também representante do Brasil na F2, finalizou na oitava posição, fechando a zona de pontuação. Na última etapa, em Ímola, Fittipaldi subiu ao pódio e, neste sábado, voltou a pontuar, um resultado positivo para a equipe tcheca.
“Eu sabia que tinha um carro capaz de pontuar, e tive que ser paciente, já que todos os pilotos à minha frente também podiam usar a asa móvel. A oportunidade veio no final e consegui aproveitar”, analisou Enzo.

A Fórmula 2 e a FIA Fórmula 3 voltam a acelerar neste domingo (22) com as Features Races, as chamadas corridas principais. Primeiramente, os pilotos da F3 irão à pista às 5h05, ao passo que a batalha dos pilotos da F2 está programada para às 6h35. Todas as atividades das categorias de base da F1 estão sendo transmitidas pelo BandSports e F1TV.
