Neste fim de semana, a Fórmula 2 disputará a sétima etapa de seu calendário, chegando oficialmente na metade da temporada. Desta vez, o palco da rodada dupla será o tradicional circuito de Silverstone, localizado a pouco mais de 120 km de Londres, capital inglesa.
Você confere aqui um Guia da F2: Silverstone
A atual situação do campeonato
Depois de uma performance consistente em Baku, angariando um pódio na corrida 2 e um quinto lugar na corrida 1, Felipe Drugovich segue como o líder do campeonato, com 132 pontos. Isso significa uma vantagem de 49 pontos em relação ao vice-líder, Theo Pourchaire, que ficou um pouco apagado em Baku, com apenas um sétimo lugar na corrida 1 e 11º na corrida 2.
Silverstone, no entanto, é um circuito diferente dos que a Fórmula 2 acelerou até agora este ano e pode dar uma mexida no campeonato. Será que Drugovich abre mais ainda sua vantagem? Pourchaire reagirá? Ou surgirá outro nome?
O circuito
Juntamente a Spa-Francorchamps, Silverstone se coloca como a pista do calendário da Fórmula 2 que mais exige dos pneus em termos de energia. O tradicional circuito britânico, que possui duas zonas de DRS, é dotado de curvas de alta velocidade e elevada força lateral, por exemplo, as famosas “Maggotts and Becketts” – sequência das curvas 10 a 13 –, a Copse, entre outras.
Por conta das curvas de alta velocidade, grande aderência, elevada força lateral e significativa abrasividade do asfalto, o estresse de pneus em Silverstone é demasiado. Uma boa estratégia e gerência dos pneus será essencial.

Presente em todas as temporadas desde o início da “era F2”, em 2017, Silverstone possui uma extensão de 5.891 km e seu recorde de tempo de volta é 1min38.182, o qual foi estabelecido em 2019 por Guanyu Zhou, agora piloto da Fórmula 1 pela Alfa Romeo.
Os pneus
Diferentemente do ano passado, quando foram escolhidos os pneus duro e médio, a Pirelli neste fim de semana optou por calçar os F2 de pneus duro e macio, sendo três jogos do primeiro e dois do último. De acordo com a fabricante, a mudança na escolha se deu por uma tentativa de trazer mais variedade de estratégia ao longo da etapa.
No ano passado, para se ter uma noção, a estratégia vencedora da corrida 2, a qual o pit-stop é obrigatório e é uma prova mais valiosa em termos de pontos, contou com 8 voltas do composto médio e 12 do composto duro.
Algo semelhante não deve acontecer, até mesmo por conta da mudança na escolha dos compostos. Porém, a depender da performance de cada pneu e condição climática do dia, poderemos ver os pilotos fazendo um longo stint com o pneu duro e terminar a corrida 2 com o composto macio.
Horários e transmissão
As atividades de pista da F2 começam nesta sexta-feira (01) com o treino livre às 06h45 e a classificação às 13h30. No sábado, será realizada às 13h a corrida 1, enquanto a corrida 2 acontece às 06h05 do domingo. A transmissão de todas as atividades de pista da F2 é feita pelo canal BandSports e F1TV.
