Jack Crawford conquistou nesta sexta-feira (19) a pole position para a corrida principal da 12ª etapa da temporada 2025 da Fórmula 2. Na classificação realizada no circuito montado nas ruas de Baku, no Azerbaijão, o piloto da DAMS registrou na melhor das suas voltas 1min54s791, garantindo a posição de honra para a corrida de domingo pela segunda vez no ano.

A segunda posição no grid ficou com Leonardo Fornaroli, piloto da Invicta que foi superado em 0s019 por Crawford. Gabriele Mini, com um carro da Prema, partirá em terceiro, dividindo a segunda fila do grid com Victor Martins, quarto com a ART Grand Prix. Alexander Dunne, da Rodin, completa a lista dos cinco melhores.
Luke Browning, com um carro da Hitech, partirá da sexta posição no domingo, enquanto Josep María Martí, da Campos Racing, larga em sétimo. Martinius Stenshorne, que estreia na F2 neste final de semana, garantiu a oitava posição com um carro da Trident. Roman Stanek, da Invicta, foi o nono melhor, enquanto Sebastian Montoya, da Prema, larga em décimo e parte da pole na Sprint.
A sessão contou com interrupções. Logo aos oito minutos de classificação, Amaury Cordeel acertou o muro, danificando o carro da Rodin e parando na pista. A direção de prova foi obrigada a acionar a bandeira vermelha para retirada do veículo e limpeza da pista. Depois, com quatro minutos para o fim, Victor Martins parou na barreira de proteção, paralisando a atividade.
Após longa parada, a classificação foi retomada, mas logo Roman Stanek escapou da pista e, ao retornar, acertou com força o carro de John Bennett, que vinha em volta rápida. Restando um minuto para completar os 30 minutos de sessão, e direção de prova encerrou a classificação no circuito montado nas ruas da capital azeri.
A etapa do Azerbaijão da Fórmula 2 terá a disputa da Sprint neste sábado (20), a partir de 7h15. No domingo ocorre a corrida principal, às 4h.
