O caos tomou conta da primeira corrida da GP2 na Itália, disputada na tarde deste sábado em Monza. Nada menos que 13 pilotos se envolveram em acidentes nas 30 voltas disputadas no mítico circuito de 5.973 metros; entre eles, Luiz Razia, único brasileiro na divisão de acesso à Fórmula 1. A prova acabou com uma dobradinha da ART, com a vitória de Sam Bird e Jules Bianchi fui o segundo.
O baiano, piloto reserva e de testes da Virgin na F-1, tentou desviar do acidente provocado pelo companheiro de equipe, Pastor Maldonado _que acertou em cheio a traseira de Romain Grosjean na primeira chicane_, mas se deparou com as zebras altas e o sueco Marcus Ericsson, que parou para evitar atingir outros carros. Com o impacto, o carro de Razia chegou a decolar, danificando a barra do volante e o duto de freio.
“Fiz uma largada até boa e me livrei do primeiro acidente. Na relargada, passei o [Christian] Vietoris e, quando entrei na chicane, estava tudo parado. Quando desviei para a esquerda, me deparei com a zebra bem alta. O carro pulou e pulou para cima do outro piloto, quebrando tudo. Não tinha como fazer nada”, relata o representante da equipe Rapax.
Na queda, o volante vibrou com violência, machucando a mão direita de Razia, mas sem muita gravidade. “Quando bati, o volante virou muito rápido para direita. Eu estava tentando voltar e não havia largado a direção. Foi quando me machuquei. O carro ficou com o motor ligado, mas a barra do volante e o duto do freio ficaram danificados, então tive de desligar o carro e abandonar.”
“Na F-1, todo mundo pensa em terminar, e acidentes coletivos não acontecem com frequência; mas, na GP2, se envolver em batida é questão de má sorte. Foi o que aconteceu aqui”, lamenta Razia, que contabiliza uma sequência de 11 corridas fora dos pontos. Este jejum pode ser encerrado neste domingo, às 5h35 (de Brasília), quando acontece a corrida complementar, com transmissão ao vivo do canal pago SporTV.
Confira a classificação da prova:
1) Sam Bird (ART), 30 voltas em 49min27s229
2) Jules Bianchi (ART), a 8s585
3) Oliver Turvey (iSport), a 17s168
4) Christian Vietoris (Racing Engineering), a 18s249
5) Jérome D’Ambrosio (Dams), a 19s351
6) Adrian Zaugg (Trident), a 21s189
7) Edoardo Piscopo (Trident), a 24s618
8) Max Chilton (Ocean), a 28s652
9) Davide Valsecchi (iSport), a 46s844
10) Fabrizio Crestani (DPR), a 47s773
11) Charles Pic (Arden), a 50s494
12) Alvaro Parente (Coloni), a 59s939
13) Romain Grosjean (Dams), a 1 volta