No tradicional circuito de Silverstone, os pilotos brasileiros da GP2 não tiveram muito o que comemorar nesta sexta-feira, dia em que são definidas as posições de largada para a primeira prova da quinta rodada dupla de 2010. Tanto Luiz Razia quanto Alberto Valerio sairão da segunda metade do grid.
A pole position ficou com o francês Jules Bianchi, da ART, que dividirá a primeira fila com o atual líder do campeonato, Pastor Maldonado, da Rapax. No outro carro da equipe italiana, Luiz Razia chegou a liderar o treino livre, mas uma rodada na curva oito abreviou sua participação. Na classificação, terminou em 16°, fechando a oitava fila.
“A rodada no treino de manhã tirando ainda mais o pouco tempo que temos para trabalhar. Andei só dez minutos na sessão livre, e acabei tendo de desenvolver o carro durante a classificação, que é tão curta quanto o treino e contou com muito trânsito na pista. Mas a corrida de amanhã é longa, tem pit stops e vamos procurar uma boa estrategia para somar pontos importantes e conseguir uma boa posição no grid para a prova do domingo”, analisou Razia, piloto de testes da equipe Virgin na F-1.
Já o conterrâneo Alberto Valerio foi o nono na pista, mas, por causa de uma punição sofrida na corrida anterior, em Valência, perdeu dez posições no grid (assim como o alemão Christian Vietoris e o venezuelano Johnny Cecotto) e abre a nona fila com o carro da Coloni.