O campeonato da Fórmula GP2, principal categoria de acesso à Fórmula 1, começou neste final de semana (07 a 09/5) com duas corridas realizadas no circuito de Barcelona, na Espanha, e um brasileiro entre os cinco melhores da classificação. Com um sétimo lugar na prova disputada no sábado, e o primeiro pódio do ano com a segunda posição no domingo, o baiano Luiz Razia encerrou a abertura da competição com o quarto lugar na tabela de pontos.
Com problemas no acerto do carro para o treino classificatório, Luiz Razia ficou apenas com a 14ª colocação no grid de largada para a primeira prova do final de semana. No sábado, fez uma excelente corrida de recuperação, ganhou sete posições e terminou em sétimo lugar – garantindo, pelo regulamento da GP2, o direito de largar na primeira fila no domingo.
“A tomada de tempos foi muito difícil porque não conseguimos encontrar o melhor equilíbrio do carro”, lembrou Razia. “Mesmo na corrida de sábado o desempenho não foi exatamente o que a gente esperava, então mudamos completamente o acerto para o domingo”, comentou o brasileiro.
Largando em segundo, Razia tentou um início de prova agressivo retardando ao máximo a freada na primeira curva. Manteve a segunda colocação durante toda a corrida e, na parte final, se aproveitou da queda de rendimento do líder Fabio Leimer para se aproximar, mas sem tempo de tentar uma ultrapassagem.
“O carro esteve muito melhor na corrida de domingo, principalmente na parte final. Ainda precisamos desenvolver nosso ritmo para o início de corrida e para os treinos de classificação”, avaliou o piloto da equipe Rapax, que terminou o final de semana com a quarta colocação no campeonato a apenas três pontos do líder.
“É preciso manter os pés no chão. Não foram exatamente os resultados que a gente esperava. Sabemos que largar bem é fundamental na GP2 e isso foi nosso maior problema na Espanha. Agora vamos voltar para a sede da equipe e estudar tudo que aconteceu para trabalhar para a próxima corrida”, completou Razia.
As vitórias na Espanha ficaram com o francês Charles Pic na primeira corrida, e com o suíço Fabio Leimer no domingo. Os dois, respectivamente, ocupam as duas primeiras posições do campeonato. A segunda etapa da Fórmula GP2 será disputada já no próximo final de semana (14 e 15 de maio) no circuito de rua de Monte Carlo, em Mônaco.