Por Thiago Raposo
A GP2 vai a Alemanha neste fim de semana para a realização de mais uma etapa da temporada 2009. Os trabalhos na pista começaram hoje com a realização de um treino livre e da qualificação, que definiu o grid de largada para a prova de amanhã, a primeira da rodada dupla do fim de semana.
O alemão Nico Hülkenberg, da equipe ART, correndo em casa, não decepcionou a torcida local e conquistou a pole ao fazer o tempo de 1min38seg161. A sessão foi marcada pela possibilidade de chuva, o que acabou fazendo com que todos os carros fossem para a pista assim que começou a sessão.
Mas depois, com a chuva indo embora, o treino retomou o ritmo normal e os pilotos permaneceram na pista com o mesmo jogo de pneu, aproveitando para fazer acertos. O brasileiro Lucas de Grassi tinha o melhor tempo e a pole provisória quando o espanhol Roldan Rodrigues foi a pista e pulou para o topo da tabela. Hülkenberg, que vinha atrás, acabou com a festa do espanhol e fez o melhor tempo. Luca Fillipi, fazia também uma volta muito forte, mas exagerou na dose e provocou uma amarela, que acabou prejudicando quem vinha em volta rápida.
Desta forma, Hülkenberg, Rodrigues e Di Grassi garantiram as três primeiras posições no grid. Os outros brasileiros ficaram assim: Diego Nunes é o oitavo, Alberto Valerio o 13º e Luiz Razia o 26º.