Razia encara mais um circuito desconhecido na temporada

A temporada de estreia do baiano Luiz Razia na Fórmula GP2 – o último degrau do automobilismo antes da Fórmula 1 – chega à metade no próximo final de semana. O circuito de Nurburgring, na Alemanha, recebe as provas de número 9 e 10 do campeonato e marca também a estreia do brasileiro em mais uma pista com muita história.

Construído na década de 20, até meados dos anos 70 Nurburgring recebia a Fórmula 1 com um traçado de 22,5 km de extensão. Tão longo que era impossível para os pilotos decorar a sequência de curvas. A partir dos anos 80, a pista passou por diversas reformas até chegar ao traçado atual com 5.148 metros – sem destruir o traçado antigo, que continua aberto aos visitantes da região.

“Como tenho feito bastante esse ano, usei um simulador para conhecer a pista e chegar no treino de sexta-feira, pelo menos, sabendo o desenho dela. Me pareceu um circuito bem interessante, com curvas de todos os tipos, trechos de subida e descida. Estou ansioso para correr”, conta o piloto brasileiro, que disputa a Fórmula GP2 pela equipe FMS Motorsport – que tem como sócio o piloto da Fórmula 1 Giancarlo Fisichella.

“A cada corrida tenho ficado mais confiante com o carro e aprendendo a achar o acerto dele mais rápido, já que temos só um treino de 30 minutos antes da tomada de tempos”, destaca Razia. “Na Inglaterra eu fiz duas corridas muito boas, consegui ganhar várias posições, mas duas quebras me tiraram da disputa”, lembra o piloto, que vai tentar em Nurburgring seus primeiros pontos na temporada.

O campeonato 2009 da Fórmula GP2 vem sendo dominado pelos pilotos da equipe Barwa Addax: Romain Grosjean e Vitaly Petrov. O primeiro é o líder da classificação com 40 pontos, seguido pelo companheiro de equipe que tem 33. Pastor Maldonado e Nico Hulkenberg aparecem empatados na terceira colocação – com 26 cada – enquanto Lucas Di Grassi completa os cinco primeiros com 24.

A etapa da Alemanha para a categoria começa na próxima sexta-feira com um treino livre pela manhã e, em seguida, a tomada de tempos. As corridas serão disputadas no sábado e no domingo – as duas com transmissão ao vivo para o Brasil pelos canais Sportv.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.