Bastante movimentado em função do intenso tráfego e da temperatura da pista subindo a cada minuto, o treino classificatório para a primeira corrida do final de semana da GP2 em Barcelona (Espanha) viu uma briga extremamente equilibrada pela pole position. A posição de honra no grid escapou do brasileiro Lucas Di Grassi por apenas 0s021 – ou um vigésimo do tempo necessário para uma piscada de olhos – que vai largar em segundo.
Devido ao tráfego, Di Grassi pôde dar apenas uma volta limpa de pneus novos, ainda assim sendo bloqueado em um trecho mais lento por outro competidor. O primeiro lugar foi registrado pelo francês Romain Grosjean, que registrou a marca de 1min27s510 contra 1min27s531 de Lucas, com uma diferença que equivale a apenas um metro e onze centímetros nos quatro quilômetros e meio da pista catalã. “As voltas foram tão iguais que é até difícil explicar essa diferença. Por exemplo, um pouco a menos de resistência do vento na reta já me colocaria na frente. É muito pouco”, disse Lucas, que este ano tem apoio da revenda de veículos de luxo Eurobike e da metalúrgica Schioppa.
Di Grassi e Grosjean foram os únicos a andar abaixo da casa de 1min28s. O russo Vitaly Petrov, o alemão Nico Hülkenberg e austríaco Andreas Zuber fecham os cinco primeiros do grid. O tempo da pole position foi conquistado nos primeiros cinco minutos da sessão. Lucas tinha a terceira posição e sua tentativa de roubar a primeira colocação do francês foi atrapalhado pelo tráfego. Mesmo assim, naquela tentativa, o brasileiro superou Vitaly Petrov e pulou para o segundo posto.
“Esta sessão classificatória foi bem difícil devido ao tráfego. Isso ficou claro para todo mundo. O meu primeiro jogo de pneus novos foi praticamente desperdiçado pelo excesso de tráfego; eu não consegui encontrar um momento em que tivesse a pista mais ou menos livre para registrar minha primeira volta rápida”, explicou Lucas. “Acho que a corrida de amanhã será muito interessante, pois será a primeira com o novo composto de pneus, mais mole e aderente, mas que também vai se desgastar mais rápido. Pelo que vi até agora, nosso carro está bem acertado. Acho que vamos ter um bom resultado na prova deste sábado”, finalizou o piloto da Eurobike/Schioppa.
A largada da primeira corrida da temporada será neste sábado às 11h (horário de Brasília) com transmissão ao vivo pelo canal por assinatura SporTV2. A prova de domingo, cujo grid obedece ao resultado da primeira corrida (e inverte os oito primeiros colocados), será às 5h30, também ao vivo, desta vez no SporTV.
