Um acidente envolvendo Giorgio Pantano nos instantes finais do treino classificatório em Spa-Francorchamos impediu Xandinho Negrão (Medley) de conquistar sua melhor posição de largada na temporada de estréia da Fórmula GP2. O piloto da Hitech Piquet Sports estava perto de fechar uma volta que poderia levá-lo ao sétimo ou oitavo lugar quando a bandeira vermelha encerrou a sessão. “Eu estava quase dois segundos mais rápido e certamente subiria para as primeiras filas”, lamentou Xandinho, que terminou em 19º no grid da corrida de amanhã. A pole ficou com Gianmaria Bruni.
Com a pista ainda bastante molhada – os organizadores chegaram a pensar no cancelamento do qualifying por causa da chuva fortes do início da tarde -, Xandinho estava repetindo o excelente desempenho que lhe deu o 7º lugar nos treinos da manhã. “Foi muita falta de sorte. Andei sempre entre os mais rápidos, mas duas bandeiras vermelhas já haviam me atrapalhado, a segunda delas quando eu havia acabado de colocar pneus novos. Esperei até o fim para sair dos boxes, por causa da água que os carros estavam levantando na pista, e a estratégia estava funcionando. Infelizmente, o Pantano bateu. Mas acho que a direção de prova poderia ter esperado. Eu e o Nelsinho Piquet fomos os únicos que não conseguimos fechar a volta, acho que por apenas 10 segundos”, reclamou.
Bruni está estreando na Durango Formula neste fim de semana na Bélgica, depois de deixar a Coloni Motorsport. Mas quem está mesmo começando na frente é o líder Heikki Kovalainen, da Arden International. O finlandês sairá em quarto, imediatamente à frente de Nelsinho Piquet, e levou vantagem sobre o alemão Nico Rosberg (ART Grand Prix), segundo colocado na classificação e que partirá apenas em 11º no sábado. Faltando apenas quatro corridas, Kovalainen tem apenas quatro pontos a mais que Rosberg na classificação geral.
Os melhores no grid da 20ª etapa são estes:
1 – Gianmaria Bruni, Itália (Durango Formula), 2min14s273
2 – Alexandre Prémat, França (ART Grand Prix), 2min14s661
3 – Nicolas Lapierre, França (Arden International), 2min14s708
4 – Heikki Kovalainen, Finlândia (Arden International), 2min14s872
5 – Nelsinho Piquet, Brasil (Hitech Piquet Sports), 2min14s885
6 – Scott Speed, EUA (iSport International), 2min14s897
7 – Hiroki Yoshimoto, Japão (BCN Competición), 2min15s163
8 – Adam Carroll, Inglaterra (SuperNova), 2min15s174
9 – Giorgio Pântano, Itália (Supernova), 2min15s229
10 – Jose Maria Lopez, Argentina (DAMS), 2min15s238
19 – Xandinho Negrão, Brasil (Hitech Piquet Sports), 2min16s924