Centro das atenções dos fãs do automobilismo neste domingo (20), o autódromo do Algarve, em Portugal, apresentou uma rica programação que integrou corridas de duas importantes categorias: o Campeonato Mundial de GT1 e a Fórmula GP2. Na principal competição de carros do tipo Turismo do mundo, o Sangari Team Brasil, dos pilotos Enrique Bernoldi (BRA), Roberto Streit (BRA) e Xavier Maassen (HOL), teve problemas durante a sexta corrida da temporada – a terceira da equipe – e não conseguiu conquistar o que seria um final de semana perfeito.
Após mostrar todo o seu potencial na véspera, quando o Corvette Z06 do Sangari Brasil Team cravou a pole position, a equipe largou na primeira posição e segurou a dianteira no início da prova deste domingo. No entanto, dois acidentes e uma penalização (drive through) durante a corrida atrapalharam o objetivo do trio no circuito português.
“Nas primeiras voltas, o Maassen se envolveu em uma batida e isso afetou a suspensão. Quando assumi, o carro estava completamente torto, virando cerca de um segundo mais lento que os demais. Estava realmente muito ruim de guiar e, do meio para o final da minha saída, ainda acabei encostando em um Ford GT e tomamos um drive through por causa disso”, comentou Streit.
“Peguei o carro no último trecho, quando estávamos em sétimo. Fizemos uma boa recuperação, chegando a figurar em terceiro. Mas o equipamento estava bastante prejudicado e eu estava segurando uma fila de carros. O motor esquentava muito, pois o radiador estava tampado. A duas voltas do final, acabei sendo ultrapassado, mas não tínhamos como resistir”, falou Bernoldi, que cruzou a linha de chegada na quarta colocação – resultado considerado positivo diante dos problemas da equipe.
Também com um Corvette Z06, a dupla formada por James Ruffier (FRA) e Bert Longin (BEL) conquistou a vitória no Autódromo do Algarve. A sétima – e penúltima – etapa da temporada 2009 do Campeonato Mundial de GT1 acontecerá entre os dias 2 e 4 de outubro, em Paul Ricard, na França.