Por pouco, o Sangari Team Brazil não faz sua estréia com uma pole position. O Corvette Z06 que os brasileiros Enrique Bernoldi e Roberto Streit dividem com o holandês Xavier Maassen terminou o primeiro treino classificatório para as 24 Horas de Spa-Francorchamps, prova válida pelo Mundial FIA GT na categoria GT1. O carro preparado pela equipe DKR Engineering era o dono da primeira posição – com o tempo de 2min19s530 (média de 180,71 km/h) – até os momentos finais da sessão, quando começou a chover e três Maserati MC12 conseguiram completar uma volta a mais, superando o tempo conquistado por Bernoldi.
Assim, a pole provisória ficou com o quinteto formado pelos portugueses Miguel Ramos e Pedro Lamy, pelo alemão Alex Muller, o francês Stephane Sarrazin e pelo belga Eric Van De Poele, que marcaram 2min18s030 com o Maserati MC12.
A estratégia da equipe para o treino era ter o paranaense no carro caso a pista estivesse seca, o que de fato aconteceu. “A pista estava seca no início do treino, por isso saí com pneus slick. No entanto, na segunda parte do traçado o asfalto estava molhado, e depois foi secando aos poucos”, lembrou Enrique.
“Tínhamos um bom ritmo, o carro estava rápido e consegui o melhor tempo. Até 20 segundos antes da chuva voltar nós detínhamos a pole. Foi quando os Maserati conseguiram completar uma volta a mais. Enfim, corridas são assim mesmo”, resignou-se.
Ainda estão agendados mais dois treinos classificatórios noturnos com 45 minutos de duração cada. No entanto, chove neste momento na região do circuito belga e será a primeira vez que o duo brasileiro pilotará sob tais condições. “Acredito que os tempos do último treino são os que realmente vão definir o grid de largada. Acho muito difícil alguém melhorar o tempo de volta agora, à noite e com pista molhada”, disse Roberto Streit.
“O clima aqui está muito instável. Chove e pára umas seis vezes por dia. Então pudemos treinar sob todas as condições possíveis. Agora vai ser a primeira vez que vou guiar à noite. E vai ser com chuva, então é uma espécie de batismo de fogo”, afirmou o piloto fluminense do Sangari Team Brazil.
Na noite desta quinta-feira (23) na Bélgica acontecem mais duas sessões classificatórias. E a largada para as 24 Horas de Spa, uma das mais famosas corridas de longa duração do planeta, está programada para as 11 horas (de Brasília) deste sábado (25).