A Ferrari anunciou nesta semana a renovação do contrato de Jaime Melo Júnior por mais três temporadas. O piloto brasileiro seguirá comandando as ações em pista da fábrica italiana para o desenvolvimento dos modelos que fornece às suas equipes nas principais séries de gran turismo do automobilismo mundial. Ao mesmo tempo, Melo continuará disputando o campeonato da American Le Mans Series pela Risi Competizione, equipe baseada em Houston.
O contrato mantém Melo Júnior até 2011 como titular do Clienti Corse & Pirelli, programa criado pela Ferrari para desenvolver os carros que são fornecidos às equipes que compõem sua lista de clientes. Na próxima temporada, o trabalho terá seu direcionamento no novo modelo, que será disponibilizado para as equipes em 2010. “Mais uma vez, vamos pegar um modelo totalmente novo para testar e desenvolver, até que esteja pronto para ganhar corridas”, comentou.
O ano será marcado para Melo por uma movimentada rotina de viagens da Itália para os Estados Unidos e vice-versa, já que a renovação do contrato veio acompanhada de sua permanência na American Le Mans. “O ano vai ser puxado, de muito trabalho. A Ferrari confiou no meu trabalho, vamos continuar juntos atrás de vitórias, de títulos e de preparar carros de corrida cada vez mais competitivos”, disse Melo, piloto contratado da fábrica italiana desde 2004.
A parceria entre piloto e fábrica mostrou-se vitoriosa, também, em duas das principais competições de turismo do mundo. Pilotando carros da Ferrari, Melo conquistou o título do Mundial FIA GT em 2006, defendendo a equipe AF Corse, e foi campeão da American Le Mans em 2007 pela Risi, em dupla com Mika Salo –brasileiro e finlandês também atuaram juntos na competição norte-americana em 2008 e terminaram o campeonato da classe GT2 em quarto lugar.
“O começo do último campeonato foi difícil para nós, tivemos problemas em muitas corridas que estávamos liderando e isso impediu o bicampeonato, mas em nenhum momento deixamos de ser competitivos”, avaliou Melo. “Ganhamos corridas importantes, como as 24 Horas de Le Mans e as 10 Horas de Atlanta, e a perspectiva para 2009 é de vitórias, de disputar o título”, acrescentou o piloto, que estará no Brasil a partir do próximo dia 20 para as festas de fim de ano.
Melo recupera-se em Roma, onde mora, do incidente que sofreu no início de novembro numa rua da capital italiana, cuja conseqüência foi uma fratura no tornozelo esquerdo. Ele estima para a metade de fevereiro seu retorno às pistas, para os primeiros testes da temporada de 2009. As 12 Horas de Sebring, primeira etapa da ALMS, está marcada para 21 de março. “Até lá, se eu não estiver 100% recuperado, vou estar 99%”, brinca, satisfeito com sua recuperação.