Xandinho Negrão chega em 4º na Romênia

Xandinho Negrão (Medley) conquistou mais um bom resultado em seu ano de estréia no FIA GT, uma das principais séries de turismo de todo o mundo. Neste sábado, em parceria com o português Miguel Ramos, o piloto brasileiro levou o Maserati MC12 GT1 da Vitaphone Racing à 4ª colocação na prova de rua de Bucareste (Romênia), válida pela sexta etapa da temporada. A vitória foi dos suíços Marcel Fassler e Jean-Deniz Deletraz, que comandaram a dobradinha do Corvette Z06 com apenas seis décimos de segundo de vantagem sobre o holandês Mike Hezemans e o italiano Fabrizio Gollin.

Quinto colocado no grid – ganhou uma posição com a decisão do austríaco Karl Wendlinger e do escocês Ryan Sharp de não participarem da prova -, Xandinho chegou a voltar para sexto para evitar um choque na largada. Mas descontou o prejuízo com a ultrapassagem sobre o Saleen S7 de Anthony Kumpen e começou a obedecer à estratégia planejada: retardar a parada obrigatória para troca de pneus, reabastecimento e troca de pilotos.

Com a pista limpa, aproveitando o pit stop dos adversários, Xandinho aumentou o ritmo e entregou o volante ao companheiro na terceira colocação. “Fizemos uma parada muito rápida. Toda a operação levou apenas 11 segundos”, explicou. Ramos, contudo, acabaria sendo superado pelo alemão Michael Bartels, que corre com o outro Maserati MC12 da Vitaphone Racing. “Ele cometeu um erro e o Bartels aproveitou. Foi uma pena, porque perdemos a chance de subir ao pódio.”

A 7ª etapa será disputada novamente com a duração de uma hora, a partir das 8h15 (Brasília). O grid obedecerá a ordem de largada da primeira corrida. Desta forma, o carro de Xandinho partirá em 4º. “Ainda não conversamos, mas a tendência é que eu faça o turno inicial outra vez”, disse. Na véspera, depois de um longo período de indefinição, os organizadores esclareceram pilotos e equipes sobre o sistema de pontuação. Como única rodada dupla do calendário, os pontos foram divididos em duas corridas. Assim, o vencedor de cada etapa ganhará cinco pontos, e não os 10 habituais.

O resultado final em Bucareste:

1 – Marcel Fassler-Jean Deniz Deletraz (Corvette Z06), 46 voltas em 1h00min47s952

2 – Mike Hezemans-Fabrizio Gollin (Corvette Z06), a 0s613

3 – Andrea Bertolini-Michael Bartels (Maserati MC12), a 23s170

4 – Xandinho Negrão-Miguel Ramos (Maserati MC12), a 30s369

5 – Christophe Bouchut-Xavier Maassen (Corvette Z06), a 36s924

6 – Anthony Kumpen-Bert Longin (Saleen S7), a 40s810

7 – Phillip Peter-Allam Simonsen (Aston Martin DB9), a 43s593

8 – Peter Cox-Roman Rusinov (Lamborghini Murciélago), a uma volta

9 – Robbie Bell-Andrew Kirkaldy (Ferrari F430), a uma volta

10 – Toni Vilander-Gianmaria Bruni (Ferrari F430), a uma volta



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.