Depois de três temporadas na Fórmula GP2, Xandinho Negrão (Medley) estréia neste fim de semana em Silverstone (Inglaterra) no FIA GT, uma das mais importantes séries de turismo de todo o mundo. Com apenas 22 anos, Xandinho se revezará com o português Miguel Ramos ao volante do Maserati MC12 GT1 da Vitaphone Racing. A Vitaphone é a atual tricampeã por equipes e levou o italiano Thomas Biagi à conquista do título de pilotos em 2007.
O Maserati MC12 tem motor de 12 cilindros e 600 cavalos de potência. Pode atingir a velocidade máxima de 330 km/h. Os principais rivais da máquina italiana são o Aston Martin DBR9 e o Corvette C6. Saleen S7-R e Ferrari 550 Maranello são outras marcas inscritas. “A tendência é de um campeonato bastante equilibrado, pelo que sentimos nos testes de pré-temporada. O Maserati parece ser um pouco mais rápido em curvas, enquanto o Aston Martin e o Corvette levam certa vantagem nas retas”, comparou. As corridas duram em média duas horas, com parada obrigatória para reabastecimento e troca de pneus e pilotos. O período mínimo ao volante é de 35 minutos.
Além de Xandinho-Miguel Ramos, a Vitaphone alinhará outro Maserati MC12, que será compartilhado pelo alemão Michael Bartels e o italiano Andrea Bertolini. Bartels, campeão de 2006, passou rapidamente pela Fórmula 1 dirigindo para a Lotus em meados da década de 90, quando se tornou mais conhecido por namorar a alemã Steffi Graf, na época a tenista número 1 do ranking mundial.
Neste sábado haverá uma sessão de treinos livres com uma hora e vinte minutos de duração, seguida por uma pré-classificação com a mesma duração e as tomadas que definirão o grid. Domingo, a largada para as duas horas de prova será autorizada às 8h15 (Brasília).