O piloto brasileiro Jaime Melo Júnior não vai disputar a oitava etapa do Campeonato Mundial FIA GT. A prova será disputada neste domingo (18) no novo autódromo de Istambul, na Turquia. A italiana GPC Sport, equipe que defende em dupla com o francês Jean-Philippe Belloc, decidiu inscrever na prova apenas uma de suas duas Ferrari 575 Maranello GTC. O carro terá ao volante o italiano Andrea Piccini e o suíço Jean-Denis Deletraz.
A partir de agora, o trabalho de Jaime no Mundial FIA GT está direcionado ao desenvolvimento dos carros que a fábrica italiana tem na pista. Paralelamente à sua atuação no campeonato, ele desenvolve essa atividade como contratado da fábrica desde o início do ano, dentro do programa Ferrari Clienti Corse e Pirelli. Os últimos testes com o modelo 575 Maranello GTC aconteceram na segunda (12) e na terça-feira (13), no circuito de Ímola.
“Foram testes mais voltados ao desenvolvimento dos pneus que a Ferrari vai usar na Turquia”, informa o piloto. Ele voltará à pista daqui a duas semanas, para testes que terão o desenvolvimento dos pneus e as soluções aerodinâmicas como prioridades. A participação do brasileiro nas duas etapas finais, marcadas para 18 e 25 de novembro nas pistas de Dubai e Sakhir. “Talvez eu já corra em Zhuhai”, diz, citando a prova chinesa de 23 de outubro.
Jaime não esconde sua frustração por não disputar a etapa turca. “Nosso carro evoluiu muito desde o início do campeonato, agora está mais competitivo e a chance da gente conseguir um bom resultado seria grande. Estar com só um carro na pista, no momento, é a melhor decisão para a equipe, e como trabalhamos em equipe temos que fazer o melhor pensando no futuro”, comenta. “Eu vou continuar fazendo o melhor que puder para isso”.
Diante da ausência de Jaime, o único representante do Brasil na corrida deste domingo em Istambul será Antonio Hermann, que vai pilotar o Saleen S7 R da equipe alemã Konrad Motorsport. Os treinos serão iniciados nesta sexta-feira (16), com duas sessões livres. As duas sessões classificatórias vão acontecer no sábado (17). A corrida de domingo terá largada às 7h40 de Brasília. Serão duas horas de disputas pelo circuito de 5.333 metros.