A jornada com maior grid da história da F4 Italiana, com 44 carros em meio à celebração do centenário da tradicional pista foi bastante atribulada. Depois de bandeiras vermelhas nos dois qualis e quatro intervenções do safety-car na corrida 1, o domingo teve uma prova adiada para Mugello e outra finalizada sob bandeira vermelha.
Após o cancelamento da segunda corrida em razão de chuva forte pela manhã, a organização determinou a realização da prova à tarde, transferindo a bateria final para a etapa de Mugello. Rafa vai largar na pole nesta corrida, pelo resultado da tomada de tempo no sábado.
A largada para a única prova do diafoi dada atrás do safety-car, com os carros equipados com pneus slick e alguns trechos da pista ainda úmidos. O #88 da equipe Prema partiu em quarto e assumiu imediatamente a segunda posição na freada da primeira chicane assim que veio a bandeira verde.
O irlandês Alex Dunne deu o troco duas curvas mais tarde, e Rafa fechou a volta 3 em terceiro.
O safety-car retornou depois de duas voltas com bandeira verde, para resgate de um carro atolado na área de escape.
A relargada veio a 15 minutos da abertura da volta final. Rafa sustentou o terceiro lugar, após o líder Andrea Kimi Antonelli e Dunne atravessarem a primeira chicane.
A dez minutos da volta final, Rafa mergulhou por dentro de Dunne no fim da reta. Eles fizeram a chicane lado a lado e o concorrente não deu espaço ao brasileiro, que passou além da zebra externa na segunda perna do S e caiu para 15º. Então veio outra intervenção do safety-car.
A relargada final veio a 2 minutos da última volta. Câmara era 11º na volta final, quando foi acionada a bandeira vermelha. Com o resultado determinado pela ordem da volta anterior, ele ficou oficialmente com o 15º lugar, fora da zona de pontos.
A etapa final em Mugello, está marcada para os dias 22 e 23 de outubro.
O que ele disse:
“Foi um dia atípico, com corrida cancelada por causa da chuva. Uma pena o resultado da prova e a bandeira vermelha no fim, que interrompeu nossa escalada. Temos direito de largar na pole na prova adiada para Mugello e voltaremos mais fortes para a etapa final”.
Rafael Câmara
Campeonato Italiano de F4 – Classificação (top5):
- Andrea Kimi Antonelli (ITA) 287 pontos
- Alex Dunne (IRL) 221
- Rafael Câmara (BRA) 213
- Alex Wurz (AUT) 165
- James Wharton (AUS) 162
