Gabriel Gomez acelera em Ímola pela F4 Italiana com o título em mente

Gabriel Gomez e a equipe US Racing desembarcam no tradicional Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, para a disputa da quinta etapa do Campeonato Italiano de Fórmula 4. O catarinense de 18 anos é único brasileiro do grid e vive uma fase excelente em sua primeira temporada com a US Racing, equipe fundada pelo ex-F1 Ralf Schumacher, e chega confiante após dois finais de semana muito consistentes no mês de julho, com vitórias que o impulsionaram para a vice-liderança do campeonato mais tradicional e disputado do mundo na categoria, reunindo dezenas de nacionalidades e as principais equipes da base europeia.

Gabriel Gomez
Foto: Fotocar 13

O desafio em Ímola é particularmente importante, pois restarão apenas duas etapas no calendário, em Barcelona e Misano, ambas programadas para depois da pausa de verão. Por isso, Gabriel sabe que este será um momento-chave para entrar de vez na disputa direta pelo título.

Na etapa anterior, em Mugello, Gomez saltou da terceira para a segunda posição na tabela de classificação, reduzindo a diferença para o líder Kean Nakamura-Berta para 59 pontos. Ele agora soma 154 pontos, mesmo total do norte-americano Sebastian Wheldon, também piloto da Prema como Nakamura.

Antes de Ímola, Gabriel também brilhou na abertura da Euro4 em Paul Ricard, onde teve uma performance dominante: venceu duas corridas e terminou a outra em segundo lugar. O resultado reforçou a boa fase do brasileiro e aumentou sua confiança para encarar mais um duelo direto com os pilotos da Prema e outros nomes fortes da categoria.

Ímola, um dos traçados mais técnicos e tradicionais do automobilismo europeu, exigirá uma abordagem cerebral. Com 4,909 km de extensão e 19 curvas desafiadoras, o circuito é conhecido por suas zebras altas, áreas de escape reduzidas e pela alternância entre trechos de alta velocidade e setores travados, exigindo precisão milimétrica e grande capacidade de leitura de corrida.

Trata-se de uma pista estreita e de ultrapassagens difíceis, o que reforça a importância da classificação, que seguirá o formato tradicional da F4 Italiana com duas sessões de tomada de tempo: a primeira define o grid da Corrida 1, e a segunda determina a ordem de largada da Corrida 2. Já o grid da Corrida 3 será baseado na segunda melhor volta registrada ao longo das duas sessões, o que exige consistência total e precisão para cravar não uma, mas duas voltas rápidas por sessão. Com o campeonato em jogo, cada detalhe pode ser decisivo.

“Estamos partindo para a última etapa da F4 Italiana antes da pausa de verão. É uma semana muito importante, porque quando voltarmos, será a reta final do campeonato. Precisamos nos concentrar bastante para fazer um bom trabalho e tentar diminuir a diferença para o líder, saindo para a última parte da temporada fortes e com reais chances de título”, disse Gomez.

“Estamos muito confiantes para essa etapa e vivemos um ótimo momento com os resultados recentes. Será minha primeira vez correndo em Ímola, mas acredito que podemos ter uma boa performance. Fizemos um teste no início do ano e agora serão dias de muito foco e trabalho com a equipe desde os testes coletivos, para maximizar nosso desempenho e entrar na pausa com uma visão clara das possibilidades para as duas últimas etapas”, completa o piloto.

A programação do fim de semana inclui duas sessões de testes coletivos na quinta-feira (31), seguidas por dois treinos livres na sexta-feira (1º), antes das duas classificatórias no fim do dia. As Corridas 1 e 2 acontecem no sábado (2), enquanto a Corrida 3, encerrando as atividades da quinta etapa, será no domingo (3). Cada prova tem duração de 30 minutos mais uma volta e as transmissões acontecem ao vivo pelos canais digitais oficiais da F4 Italiana.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.