Os organizadores da Fórmula 2 e Fórmula 3 da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciaram hoje um programa de corte de custos a partir de 2021. Essa medida mostra que as duas competições estão atentas para a redução dos custos. Segundo o comunicado divulgado pela própria FIA, “todos os anos, eles estudam e aplicam, sempre que possível, diferentes formas de manter os orçamentos sob controle e, a partir de 2021, vão implementar medidas importantes que ajudarão a atingir essa meta”.
Assim, os organizadores anunciaram que, graças aos acordos com os fornecedores da F2 e F3, os custos de aluguel do motor e de algumas peças de reposição diminuirão significativamente a partir de 2021. Além disso, os custos relacionados com logística e frete irão também podem ser cortados para F2 e F3. No mesmo comunicado, foi divulgado que o mesmo carro será usado para o próximo ciclo de três anos da F2, que começará em 2021. As especificações do carro de Fórmula 3 de 2019 permanecerão inalteradas em 2021 e provavelmente permanecerão as mesmas nas temporadas seguintes, com o próximo ciclo de três anos começando em 2022.
Visando a diminuição dos custos, outro anúncio feito é sobre o número de corridas ao longo da temporada da F2 e F3. Portanto, foi confirmado que uma forma eficiente de reduzir seus gastos é ir a menos locais, mas sem diminuir o número de corridas. Atualmente, cada evento F2 e F3 compreende em duas corridas. A partir de 2021, eles serão compostos por três. O calendário da Fórmula 2 terá oito eventos, mas manterá um total de 24 corridas. Isso significa que as equipes F2 economizarão até um terço de seus custos de logística. Quanto ao calendário da Fórmula 3, será composto por sete eventos, mas 21 corridas no total, aumentando assim a quilometragem geral por temporada.
O CEO da Fórmula 2 e Fórmula 3 Bruno Michel afirmou que um dos pontos fundamentais das duas organizações é o controle de custos. “Um dos nossos valores fundamentais desde o lançamento da Série GP2 em 2005 tem sido o controle de custos. Hoje, mais do que nunca, deve estar no centro de nossa estratégia. As medidas que anunciamos aqui são cruciais porque têm impacto na forma como os dois campeonatos funcionam, mas também no calendário e no horário do fim de semana de corrida, daí os regulamentos”.
“Além disso, as equipes que atualmente competem nos dois campeonatos terão a possibilidade de mutualizar parte do seu pessoal entre as duas categorias para economizar custos adicionais. Acreditamos fortemente que isso deve ser feito e implementado o mais rápido possível para garantir a estabilidade de ambos os campeonatos nos próximos anos”, declarou Michel em comunicado oficial.
Para conseguir isso, a Fórmula 2 e Fórmula 3 não podem mais correr no mesmo fim de semana de corrida, porque ficará impossível ter seis corridas durante um Grande Prêmio de Fórmula 1. Portanto, foi acordado com a administração da FIA e da Fórmula 1 ter três corridas de F2 ou F3 por fim de semana do Grande Prêmio, e o formato será anunciado posteriormente.
Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
Confira o destaque do nosso canal no YouTube: F1Mania.net Em Dia 05/11/2020 – Arábia Saudita confirmada para a F1 2021. Mas e o Brasil?:
Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
