A conquista do título de Rafael Câmara na Fórmula 3, obtida na madrugada deste domingo (3) no circuito de Hungaroring, na Hungria, é a segunda do Brasil na categoria. E guarda algumas semelhanças com o campeonato vencido por Gabriel Bortoleto, hoje piloto da Sauber na Fórmula 1, em 2023.

Equipe, número de carro e até a dominância demonstrada ao longo do ano são alguns dos pontos em comum entre a conquista de Bortoleto, há duas temporadas, e a de Câmara, neste domingo. F1MANIA.NET listará algumas delas abaixo:
Conquista no ano de estreia após dois anos na FRECA
Os dois foram campeões da Fórmula 3 no ano de estreia. Bortoleto vinha de dois anos na FRECA, onde venceu corridas em 2022, terminando seu segundo ano na categoria na sexta posição. Câmara também passou dois anos na Fórmula Regional Europeia, sendo campeão em 2024 após estrear um ano antes.
Mesma equipe e número
Bortoleto foi campeão em 2023 defendendo a Trident, mesmo time pelo qual Câmara conquistou seu título neste domingo. Mas mais do que a coincidência da equipe, os dois usaram o mesmo número em seus carros: o 5. Bortoleto, inclusive, mantém este número até hoje na Fórmula 1.
Líderes do início ao fim do campeonato
Tanto Câmara, neste ano, quanto Bortoleto, em 2023, jamais perderam a liderança do campeonato em etapa nenhuma. Ambos venceram as duas primeiras corridas principais de suas temporadas, disputadas nas mesmas pistas: Melbourne, na Austrália, e Sakhir, no Bahrein.
Regularidade ao longo do ano
A temporada de Câmara é marcada pelo grande número de idas ao pódio. O piloto do Ferrari Driver Academy venceu quatro vezes e foi ao pódio em cinco oportunidades em nove etapas, com uma rodada dupla a ser disputada. Bortoleto venceu apenas duas vezes em 2023, mas foi ao pódio em seis oportunidades.
