F3: Smolyar supera Martins na volta final e vence corrida 1 na França

Aleksandr Smolyar venceu na manhã deste sábado (19) a primeira corrida da segunda etapa da Fórmula 3, disputada no circuito de Paul Ricard, na França. O piloto da ART Grand Prix escalou o pelotão e travou um forte duelo com Victor Martins nas voltas finais, conseguindo a ultrapassagem da vitória no giro final para triunfar pela segunda vez na temporada.

Martins, piloto da MP Motorsport, foi o segundo colocado, após largar em nono e, também, escalar o pelotão. Calan Williams, com um equipamento da Jenzer, largou da pole position e terminou na terceira posição, beneficiado por uma punição de cinco segundos contra Ayumu Iwasa, que passou por Logan Sargeant por fora da pista.

Sargeant, que liderou parte da prova, foi o quarto com o carro da Charouz, sendo seguido por Clement Novalak, quinto com um equipamento da Trident. Juan Manuel Correa levou o segundo carro da ART Grand Prix ao sexto lugar, enquanto Jack Doohan, da Trident, foi o sétimo. Iwasa foi o oitavo, enquanto Dennis Hauger e Olli Caldwell, ambos da Prema, fecharam o top-10.

Os brasileiros não tiveram bons desempenhos na primeira corrida do final de semana. Caio Collet até mostrou força, como no momento em que fez uma ultrapassagem dupla, mas depois de largar em oitavo, terminou em 13º com a MP Motorsport, perdendo o 12º lugar – e a pole para a corrida 2 – na última volta. Enzo Fittipaldi cruzou a linha de chegada em 20º com o carro da Charouz.

O campeonato da Fórmula 3 tem liderança dividida entre Dennis Hauger e Victor Martins, ambos com 36 pontos. Clement Novalak é o terceiro, somando 34 pontos, enquanto Olli Caldwell é o quarto, com 33. Aleksandr Smolyar, com 32, é o quinto. Caio Collet tem 20 e é o oitavo colocado, enquanto Enzo Fittipaldi ainda não pontuou.

A segunda corrida do final de semana está marcada também para este sábado, a partir das 11h40, com transmissão do BandSports.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.