Com Pedro Clerot na F3, conheça outros brasileiros em destaque pelo mundo

O anúncio de Pedro Clerot como piloto da Fórmula 3 na próxima temporada mostra a importância de se ter uma categoria formadora de pilotos para monopostos no Brasil. Isso porque o brasiliense foi o primeiro campeão da história da F4 Brasil, na temporada de 2022, e segue com uma carreira consistente na Europa desde então.

Pedro Clerot
Foto: Dutch Photo Agency

E, se olharmos para os pilotos que integraram a primeira turma da F4 Brasil, muitos dos pilotos têm uma trajetória bem-sucedida no automobilismo. Alguns seguem no Velho Continente, outros venceram corridas e campeonatos nos Estados Unidos, e há casos ainda de nomes que optaram por seguir no Turismo nas competições do automobilismo brasileiro.

A categoria atualmente segue inserida no guarda-chuva de eventos da Vicar, e tem suas provas realizadas na programação da Stock Car. Além disso, uma das etapas ocorre dentro do cronograma do GP de São Paulo de F1.

F1MANIA.NET mostra por onde andam alguns dos pilotos que estiveram no grid da primeira temporada da F4 Brasil:

Pedro Clerot
O primeiro campeão da história da F4 Brasil migrou para a Europa em 2023, tendo boa temporada na F4 Espanhola. Desde 2024, Clerot atua na FRECA, e neste ano acumula uma vitória, em Zandvoort, pódios e ocupa a quarta colocação do campeonato após a disputa de seis das dez etapas. O brasiliense também já está garantido no grid da F3 em 2026, por equipe a ser revelada.

Aurelia Nobels
A única pilota do grid da primeira turma da F4 Brasil venceu a seletiva FIA Girls on Track e integra o Ferrari Driver Academy desde então. Após um ano na forte F4 Italiana, desde 2024 Aurelia disputa a F1 Academy, categoria que tem seu grid restrito a mulheres, onde leva a marca da fabricante de materiais esportivos Puma em seu carro.

Fefo Barrichello
O filho de Rubens Barrichello é mais um que segue atuante no automobilismo europeu após disputar a F4 Brasil em 2022 e 2023. Após passagem pela F4 Espanhola, desde 2024 o piloto atua na Euroformula Open, onde aparece na quinta posição no campeonato deste ano e possui uma vitória, em Paul Ricard.

Nicholas Monteiro
Após correr na F4 Brasil, o piloto migrou para os Estados Unidos, onde atua nas categorias de base da Indy. Neste ano, Monteiro esteve na USF Pro 2000, mas também fez sua primeira participação em uma prova da Indy NXT. Ao mesmo tempo, o piloto se dedica a correr na NASCAR Brasil, ganhando experiência em categorias de Turismo.

Nic Giaffone
Depois de disputar a temporada de 2022 da F4 Brasil e vencer corridas, ofilho de Felipe Giaffone foi aos Estados Unidos, onde venceu o campeonato da USF Juniors em 2023. Após passagem pela USF2000 em 2024, o piloto mudou o foco para o Brasil e atua na Copa Truck ao lado do pai, sendo um dos destaques da divisão Elite neste ano.

Lucca Zucchini
O piloto esteve na F4 Brasil não apenas em 2022, mas também nos dois anos seguintes, conseguindo vitórias e pódios. Na atual temporada, Zucchini mudou o foco dos monopostos para os carros de Turismo, e passou a se dedicar a Stock Light, onde possui pódios em seu primeiro ano na categoria.

Felipe “Pipe” Barrichello Bartz
Mais um nome que esteve no grid da F4 Brasil na primeira temporada da história da categoria e que segue atuante no esporte a motor nacional. Pipe atualmente está no grid da Stock Light, onde venceu a segunda corrida da etapa que abriu a temporada 2025.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.