O problema elétrico-eletrônico ocorrido durante a classificação de sexta-feira se provou um estímulo a mais para o brasileiro Igor Fraga, que estreia na Áustria neste final de semana na Fórmula 3 FIA, principal campeonato da modalidade no mundo e vitrine para os times de Fórmula 1.
Mesmo largando do 30º e último lugar, já que ontem não pôde fazer suas voltas rápidas nas tomadas de tempo, o jovem mineiro realizou uma intensa corrida de recuperação, conquistando nada menos que 14 posições, sendo o piloto que mais ultrapassagens durante a prova, terminando a corrida na 16ª posição. O mineiro foi ainda o melhor dos três competidores inscritos pela equipe checa Charoux Racing System no campeonato. Tudo isso foi notado pelo site oficial da FIA, que também abriga o conteúdo da Fórmula 1. “Igor Fraga chamou a atenção em sua estreia na F-3. O brasileiro saiu do fundo do grid, mas escalou até a 16ª posição com uma série de manobras deslumbrantes”, informa o site em uma reportagem que se fixou basicamente nos principais protagonistas da corrida. A vitória na corrida foi do australiano Oscar Piastri, que compete pela equipe italiana Prema Racing, time que foi dominante na temporada 2019.
Logo na largada, Igor ganhou várias posições e terminou a primeira volta já tendo superado nove competidores. O forte início, no entanto, não o isentou de batalhas bastante difíceis. “Na primeira volta eu fiz duas tentativas de ultrapassagem que deram resultado”, relata ele. “A primeira foi na curva um. Após a largada enxerguei um traçado e me joguei, tentando sair da confusão toda ileso, e acabei passando seis carros. Logo depois, na curva três, repeti a estratégia. E terminei a primeira volta nove posições mais na frente”, detalha o piloto, que é bicampeão mundial de automobilismo virtual e tem sua temporada na Fórmula 3 FIA patrocinada pelo jogo Gran Turismo.
Daí para a frente, Fraga continuou batalhando por posições, mas sempre com as dificuldades inerentes ao fato de ter largado em 30º e último no grid. “Todo mundo lá atrás está tentando escalar o pelotão, então todos andam de forma agressiva desde o início e por isso os pneus vão desgastando mais rápido”, resume ele. “Mas eu tentei manter o foco e buscar ultrapassagens mais seguras. A partir do momento em que liberam o DRS, a coisa fica mais complicada e acabam se formando alguns trenzinhos, e ultrapassar muitas vezes é mais complicado. Mesmo assim ainda subi para 16º, brigando pelo 15º lugar. Com carros teoricamente iguais, acho que tivemos um bom final de semana, apesar dos imprevistos”, finaliza o brasileiro, que também faz sua estreia como piloto do programa de desenvolvimentos de jovens talentos da equipe Red Bull de Fórmula 1.
A rodada dupla da Áustria será completada com a etapa realizada neste domingo, a partir das 4h45 (de Brasília).
Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
Confira o destaque do nosso canal no YouTube: F1Mania.net Em Dia 03/07/2020 – Mercedes lidera primeiro dia de treinos na Áustria
Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
