Masters: Três pilotos atuais da F-1 já venceram em Zandvoort

A cobiçada vitória no Marlboro Masters de Fórmula 3, prova extra-campeonato a ser disputada neste final de semana pelos principais pilotos e equipes de 18 países, já foi conquistada por David Coulthard (1991), Pedro Lamy (1992), Jos Verstappen (1993), Norberto Fontana (1995), Takuma Sato (2001) e Christian Klien (2003) – todos ex-pilotos de F-1.

Entre os quase 50 inscritos – indiscutivelmente, o maior grid da Fórmula 3 em 2004 – haverá quatro brasileiros: Lucas Di Grassi, Nelson Ângelo Piquet, Danilo Dirani e Roberto Streit. Juntamente com o GP de Macau, a ser disputado dia 15 de novembro, a corrida que acontece neste domingo em Zandvoort, Holanda, é o ponto alto da temporada – um confronto direto entre o talento dos melhores pilotos e a técnica das equipes mais bem preparadas. “Em termos de status e importância, vencer o Masters está para a Fórmula 3 como Indianápolis está para a IRL”, exemplifica Lucas Di Grassi. “Já Macau, uma prova disputada em circuito de rua, seria no âmbito da F-3 mundial o que Mônaco representa para a F-1”, completa o único brasileiro cuja carreira é administrada pelo Programa de Desenvolvimento de Pilotos da equipe Renault de F-1.

A importância da prova pode ser conferida no site da Jaguar (www.jaguar-racing.com). Na apresentação do piloto austríaco Christian Klien, vencedor da prova no ano passado, a homepage da equipe de F-1 afirma: “A vitória no prestigioso Marlboro Masters era o que faltava na excelente temporada 2003 de Klien na F-3 e foi fundamental para lhe garantir a oportunidade de testar pela Jaguar Racing em Valência (Espanha), em novembro passado”.

Pelo menos no caso de Klien, a vitória serviu como um belo cartão de visitas junto à Fórmula 1.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.