O brasileiro João Paulo de Oliveira (Varig) afirmou nesta quinta-feira que quer vencer as duas corridas da sexta rodada dupla do Campeonato Japonês de Fórmula 3, que acontece neste final de semana (31/7 e 01/8) no circuito de Sugo e entrar de vez na briga pelo título da temporada.
O piloto de 22 anos ocupa a terceira posição na tabela de classificação com 92 pontos, 32 atrás do italiano Ronnie Quintarelli, o atual líder, e apenas a dez do segundo colocado, o norte-americano Richard Antinucci. “Quero me aproximar do líder do campeonato e pra isso preciso vencer corridas. Esse é o objetivo, vencer”, declarou o brasileiro, que já marcou seis pole positions, largou em todas as corridas já disputadas da primeira fila e venceu em duas oportunidades. Neste final de semana, 40 pontos estarão em jogo nos 3.704 metros do circuito nipônico.
Oliveira ressalta a importância dos treinos livres desta sexta-feira – já que uma forte chuva atrapalhou os testes coletivos realizados na semana anterior, chegando até a cancelar o primeiro dia de treinamentos – para coletar o maior número de dados possíveis em pista seca. “Sugo é um circuito que não testamos em pista seca, portanto precisaremos dos treinos livres de sexta-feira para encontrar um melhor acerto no carro. Tínhamos um programa intenso de testes para Sugo na semana passada, quando tivemos o teste coletivo, mas o primeiro dia foi cancelado por causa da forte chuva e no segundo só choveu. Portanto, não pudemos ver como nosso carro se comporta no seco. Por isso, considero a sexta feira essencial para coletar dados”, completou o atual campeão da F-3 Alemã.
Veja a classificação do Campeonato Japonês de Fórmula 3 após nove etapas:
1. Ronnie Quintarelli (ITA), 128 pontos;
2. Richard Antinucci (EUA), 102;
3. João Paulo de Oliveira (BRA), 92;
4. Kazuki Nakajima (JAP) e Naoki Yokomizo (JAP), 76;
6. Taku Bamba (JAP), 74;
7. Fábio Carbone (BRA) e Sakon Yamamoto (JAP), 56;
9. Hideki Mutoh (JAP), 50;
10. Daisuke Ikeda (JAP), 33.
Visite o site oficial do piloto: www.joao-paulo.com